Geral Informação
Programa trata dos direitos que são assegurados aos povos indígenas e da atuação do Ministério Público nessa área
Acesso a informação
14/01/2025 11h33
Por: Redação Fonte: MPPR
MPPR/Divulgação

O MP no Rádio trata nesta edição de direitos dos povos indígenas, por conta dos recentes conflitos ocorridos no Paraná, na comunidade Avá-Guarani, nos municípios de Guaíra e Terra Roxa, no Oeste do estado. O entrevistado é o promotor de Justiça Rafael Osvaldo Machado Moura, que atua no Núcleo de Proteção aos Direitos dos Povos Indígenas, o Nupin, unidade especializada do Ministério Público do Paraná. Durante a conversa, ele fala dos principais direitos assegurados a essa parcela da população, de como se noticiar casos de violações contra essas comunidades e da atuação do MPPR e também do Ministério Público Federal nessa área. Conforme dados do Censo de 2022, o Paraná tem 30.460 indígenas autodeclarados.

Acesse: programa completo

Acesse: bloco um

Acesse: bloco dois

Novas gestões – A entrevista da semana passada falou de como a população pode acompanhar de perto as novas gestões de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, bem como cobrar a efetivação do que foi prometido na campanha eleitoral. A entrevistada foi a promotora de Justiça Kele Cristiani Diogo Bahena, do MPPR.

Podcasts – O MP no Rádio é disponibilizado também nas plataformas SpotifyApple e Google Podcasts.

Gratuito – As entrevistas podem ser baixadas gratuitamente por qualquer rádio interessada. O programa – produzido pela Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Paraná – também pode ser editado, desde que mantido no contexto e devidamente creditado.

Contato – Para envio de sugestões (inclusive de temas), críticas e comentários sobre os programas, os contatos são o e-mail mpnoradio@mppr.mp.br e os telefones (41) 3250-4469 e (41) 3250-4249.