Tecnologia Tecnologia
Trump anula canetada de Biden para regular inteligência artificial
Trump revogou medida assinada por Biden para reduzir riscos representados pela IA para consumidores, trabalhadores e segurança nacional
21/01/2025 09h34 Atualizada há 7 meses
Por: Redação Fonte: olhar digital
(Imagem: Below the Sky/Shutterstock)

O novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trumpdesmontou o legado do seu antecessor, Joe Biden, em muitas frentes na segunda-feira (20), seu primeiro dia no cargo. Entre elas, estava a regulação da inteligência artificial (IA)segundo a ReutersTrump revogou uma medida assinada por Biden em 2023 cujo objetivo era reduzir os riscos representados pela IA para consumidores, trabalhadores e segurança nacional.

Na prática, a ordem assinada por Biden preparou o terreno para a regulação da IA na época. Isso enquanto legisladores patinavam para aprovar uma legislação capaz de estabelecer diretrizes para o desenvolvimento da tecnologia.

Para republicanos, medida assinada por Biden – agora anulada por Trump – impedia inovação em IA

A ordem assinada pelo agora ex-presidente exigia que desenvolvedores de sistemas de IA considerados perigosos compartilhassem com o governo os resultados dos testes de segurança, em conformidade com a Lei de Produção de Defesa. Isso antes de lançarem os sistemas.

 

A medida baixada durante o governo do democrata também orientava agências a estabelecer padrões para testes de segurança e abordar riscos relacionados a produtos químicos, biológicos, radiológicos, nucleares e voltados à cibersegurança.

Para republicanos, as regras impostas pela ordem assinada por Biden impediam a inovação em IA. Além disso, o partido afirmou que “apoia o desenvolvimento de IA enraizado na liberdade de expressão e no desenvolvimento humano”.

Trump cumpre promessa e assina ordem que mantém TikTok ‘vivo’ nos EUA

O primeiro dia de Trump no seu segundo mandato na presidência dos EUA foi puxado. Entre as muitas canetadas do republicano, estava a que garantiu ao TikTok mais 75 dias funcionando no país. A medida concede mais tempo à ByteDance, empresa chinesa dona do TikTok, para encontrar comprador estadunidense.

 

Em seu primeiro dia de volta ao cargo de presidente dos EUA, Trump assinou ordem executiva que deu ao TikTok mais 75 dias de ‘vida’ no país (Imagem: miss.cabul/Shutterstock)

Ordem assinada por Biden exigia que desenvolvedores de sistemas de IA considerados perigosos compartilhassem informações com o governo (Imagem: lev radin/Shutterstock)

 

 

Embora o acesso ao TikTok tenha sido restaurado para os usuários existentes, a plataforma continua indisponível para download nas lojas de aplicativos da Apple e do Google.

Com a informação Olhar Digital