Especiais Foz do Iguaçu
Secretaria de Finanças e Orçamento e setor imobiliário alinham procedimentos sobre ITBI
Encontro teve como objetivo esclarecer as normas da autorregularização para contribuintes que declararam valores abaixo do mercado e reforçar a importância de informar corretamente o valor do imóvel na emissão da guia
30/05/2025 16h47
Por: Redação Fonte: Foz do Iguaçu
Assessoria

 

 

A Secretaria Municipal de Finanças e Orçamento de Foz do Iguaçu realizou nesta semana uma reunião com representantes do NIMOB (Núcleo de Imobiliárias de Foz do Iguaçu), CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) e Secovi (Sindicato de Habitação e Condomínios) para alinhar procedimentos sobre o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis).

O encontro teve como objetivo esclarecer e alinhar, junto aos representantes dos órgãos do setor imobiliário, as normas sobre a autorregularização para contribuintes que declararam valores abaixo do mercado, além de reforçar a importância de informar corretamente o valor do imóvel na emissão da guia.

Daiane Schek, presidente do Nimob de Foz do Iguaçu, destaca que o diálogo com os técnicos do setor público é fundamental para alinhar as ações no mercado imobiliário. “Esse é o reflexo do trabalho sério que nos comprometemos a realizar diariamente. Acreditamos que essa aproximação com o poder público, atuando de forma conjunta, fortalecerá ainda mais o setor”, afirmou.

Desde 2024, a Secretaria está emitindo notificações aos contribuintes que apresentaram declarações de ITBI inferiores ao valor de mercado, permitindo a correção espontânea no prazo de até 30 dias, sem incidência da multa de 20% sobre a diferença.  A iniciativa está amparada pelo Superior Tribunal de Justiça (Tema 1.113) e pela Lei Complementar nº 403/2023.

A autorregularização pode ser feita pela "denúncia espontânea", com o envio de nova declaração pelo protocolo digital ou presencialmente. Célio Lazarim, diretor de Receita de Bens e Patrimônio, destacou que a análise é feita com base em critérios técnicos e valores praticados na região, assegurando transparência e justiça fiscal.

Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=54589