Economia Acimacar
Você sabia que Marechal monitora em tempo real quanto pagamos de impostos?
Instalação do Impostômetro na Câmara de Vereadores é uma iniciativa do Cojem Marechal, viabilizada por projeto de lei de autoria dos vereadores Juca e Suko.
01/06/2025 10h27
Por: Redação Fonte: Assessoria Cojem Marechal
Fotos do Impostômetro: Jaqueline Galvão/Cojem Marechal

Com o objetivo de promover transparência e ampliar o debate sobre a carga tributária e o uso dos recursos públicos, o Conselho do Jovem Empreendedor de Marechal Cândido Rondon (Cojem Marechal) articulou a instalação de um painel com o Impostômetro na Câmara de Vereadores do município. O equipamento foi instalado no hall de entrada da Casa de Leis e está em funcionamento há um ano.

A ação integra o Feirão do Imposto, campanha nacional organizada pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), e visa conscientizar a população sobre os tributos pagos diariamente e estimular a discussão sobre a aplicação desses valores em políticas públicas.

No painel, a população pode acompanhar em tempo real:

Até a última sexta-feira (30), os rondonenses já haviam pago mais de R$ 22 milhões em impostos estaduais e federais em 2025. A arrecadação municipal em maio ultrapassou os R$ 8 milhões, evidenciando o impacto direto da carga tributária no cotidiano dos cidadãos.

A iniciativa é resultado de um projeto de lei aprovado em junho de 2023 pela Câmara de Vereadores, de autoria dos vereadores João Eduardo dos Santos (Juca) e Cristiano Metzner (Suko), e contou com apoio da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) e do Cojem Marechal.

Para a presidente do Cojem Marechal, Jaqueline Galvão, o Impostômetro cumpre um papel educativo fundamental. “Queremos tornar visível o quanto se arrecada e, principalmente, provocar reflexão sobre o retorno que a sociedade tem em serviços e investimentos. O painel é uma ferramenta que materializa esses números para a população”, afirma.

A iniciativa também foi destacada pelo coordenador do Feirão do Imposto local, Felipe Scherer, que vê na ação uma forma concreta de engajar a sociedade. “Os números do Impostômetro impactam porque revelam a magnitude da arrecadação e reforçam a importância de um sistema mais justo, transparente e com melhor retorno à população”, pontua.

A expectativa do Cojem é de que a presença do painel incentive mais pessoas a se informarem sobre o funcionamento da arrecadação pública e participem ativamente do debate sobre a destinação dos tributos pagos.