Especiais Rotary
Brasil é destaque no encontro de dirigentes do Intercâmbio de Jovens do Leste Asiático
Representantes da ABIJ participam ativamente de discussões cruciais sobre o futuro dos programas e o fortalecimento de laços internacionais.
03/06/2025 10h01 Atualizada há 3 meses
Por: Redação Fonte: Redação

O Encontro de Dirigentes do Programa de Intercâmbio de Jovens do Leste Asiático (EAYEN), realizado em Pattaya, Tailândia, entre os dias 26 e 28 de maio de 2025, contou com a participação ativa de quatro representantes brasileiros. Luiz Gustavo Kuster (D. 4530), Paulo Gomes (D. 4391), Nataniel Klug (D. 4640) e Rodrigo Keiji (D. 4770) representaram o Brasil e a Associação Brasileira de Intercâmbio de Jovens do Rotary (ABIJ) no evento.

Temas Abordados e Contribuições

Durante o encontro, foram amplamente debatidos temas cruciais para o aprimoramento do programa de intercâmbio, incluindo:

Proteção e bem-estar dos jovens: Discussões aprofundadas sobre as melhores práticas para garantir a segurança e o suporte adequado aos participantes.
Aumento da participação asiática: Estratégias para incentivar a adesão de mais países da Ásia ao programa.
Adaptação cultural e aprendizado de idiomas: Troca de experiências e métodos para facilitar a integração dos jovens em novas culturas e o desenvolvimento de habilidades linguísticas.
Oportunidades de intercâmbio com o Brasil: Apresentação e exploração de novas possibilidades de intercâmbio com o Brasil, fortalecendo os laços e a diversidade cultural.

O evento também proporcionou um ambiente profícuo para networking e companheirismo, elementos essenciais para o fortalecimento das relações interinstitucionais.

Perspectivas e Próximos Passos

De acordo com o Chairman do Distrito 4530, Luiz Gustavo Kuster, o encontro representou uma "grande oportunidade de divulgar o Brasil e aprofundar o entendimento sobre a cultura dos países asiáticos".

Apesar do impacto da pandemia na redução do número de intercâmbios na Ásia, os dirigentes do programa demonstraram um forte comprometimento e dedicação para impulsionar o intercâmbio nos próximos anos.

Além do Brasil, o EAYEN contou com a valiosa participação de representantes da Tailândia, Japão, Coreia do Sul, Taiwan, Indonésia, Filipinas e Bélgica, enriquecendo as discussões e perspectivas globais do programa.