Geral Foz do Iguaçu
Idosos do CCI participam de ações especiais pelo Junho Violeta
No mês de conscientização e combate a atos de violência contra idosos, eles participaram de palestra com orientações sobre seus direitos, canais de denúncia e também de dinâmica com foco na autoestima
17/06/2025 15h45
Por: Redação Fonte: Foz do Iguaçu
Assessoria

 

 

Mais de 40 idosos participaram nesta segunda-feira (16) de um bate-papo com a psicóloga clínica e forense Rebeca Heloísa Alves da Silva com tema “Conscientização ao Combate da Violência Contra a Pessoa Idosa”, como parte das ações do Junho Violeta, que promove a proteção às pessoas acima de 60 anos. 

O objetivo foi ampliar o conhecimento dos idosos sobre seus direitos, formas de proteção e canais de denúncia. A iniciativa foi organizada em parceria com a Prefeitura de Foz, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e o Sesc Foz. 

Para Graciele Dornelles, coordenadora do CCI, “é preciso cada vez mais alertar e sensibilizar a sociedade sobre os tipos de agressões que atingem essa população tão vulnerável”.  A ação abordou, de forma acessível e educativa, os principais tipos de violência contra a pessoa idosa — física, psicológica, financeira, sexual, institucional e por negligência. 

Também foram apresentados exemplos de golpes frequentes, estratégias de prevenção e os principais canais de ajuda e denúncia, como o Disque 100 e os serviços locais de assistência social.

“Nosso papel é apresentar os crimes mais comuns contra idosos, para que eles tenham conhecimento e segurança de como denunciar e onde pedir ajuda”, destaca Graciele. 

Autoestima e autonomia

Rebeca aplicou uma dinâmica reflexiva com foco na autoestima e na percepção de si mesmo, com o objetivo de fortalecer a autonomia, a autovalorização e a capacidade de reconhecer situações de violência. “A proposta incentivou os participantes a identificarem sentimentos, limites e atitudes diante de situações de desrespeito, trazendo orientações práticas sobre como agir e a quem recorrer quando se sentirem ameaçados ou violados”, destaca a psicóloga.

“A atividade foi marcada por trocas significativas, escuta ativa e momentos de acolhimento, reforçando a importância de espaços que valorizem a escuta da pessoa idosa e promovam o acesso à informação como forma de prevenção”, comenta Rebeca.

Canais de denúncia

Em 15 de junho é comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), mobilizando a sociedade para promover ações educativas e orientações aos idosos, encorajando-os a denunciar situações de violência que eles possam vir a sofrer ou presenciar.

Denúncias podem ser feitas pelos seguintes canais:

Disque Idoso Paraná – 0800 141 0001

Disque 100 – Ministério dos Direitos Humanos

Disque 181 – Secretaria da Segurança Pública 

Idoso Play 60+ – www.cedipi.pr.gov.br

Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=54667