Geral Foz do Iguaçu
Operação limpeza no Bairro Jardim São Paulo em descarte de lixo irregular
  Na manhã desta quarta-feira (2), a Secretaria de Meio Ambiente, empresa Vital e o CCZ iniciaram a limpeza de entulhos na Rua Jorge Sanwais, combatendo o acúmulo de lixo irregular  
02/07/2025 16h22
Por: Redação Fonte: Foz do Iguaçu
Assessoria



Por anos, a Rua Jorge Sanwais foi um ponto crítico para o descarte de lixo irregular, no bairro Jardim São Paulo. Em terrenos particulares e, mesmo com placas indicativas de proibição, a falta de consciência ambiental de muitas pessoas faz com que o local se transforme num lixão. Sofás, pedaços de madeira, colchões velhos e até portas de geladeira. A situação não só compromete a estética da região, como também representava uma grave ameaça à saúde pública.


Na manhã desta quarta-feira, a Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Vital e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), deu início à limpeza do local, um passo fundamental para a revitalização da área. A ação é uma resposta às solicitações da comunidade e um esforço para eliminar focos de lixo que atraem animais peçonhentos, como cobras e escorpiões e criadouros do mosquito da dengue. Na ação, agentes de endemias encontraram vários pontos com água acumulada. A limpeza não só visa remover os resíduos, mas também conscientizar os moradores sobre a importância do descarte correto de lixo.


A iniciativa é parte de um programa maior de limpeza de áreas urbanas que inclui a recuperação de espaços públicos e a promoção de campanhas educativas sobre saúde e meio ambiente. A expectativa é que, com a limpeza e a conscientização, o Bairro Jardim São Paulo, se torne um lugar mais seguro e agradável para os moradores.


Os trabalhos de limpeza foram acompanhados de perto por moradores. Seu Anilton Honório, chacareiro, e morador da região, comentou que é triste ver uma situação como essa. “Sempre assim, há mais de 20 anos que é assim, uma porquice. Mesmo com a placa as pessoas não respeitam, é muito importante essa limpeza da prefeitura, para evitar animais peçonhentos, e valorizar o lugar que moramos”, finalizou.   
.
 Link https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=54717