Especiais Foz do Iguaçu
Centro da Juventude de Foz amplia atendimento e quadruplica inscritos
Espaço passou de 78 para 493 matrículas em seis meses; atividades esportivas, culturais e de capacitação agora atendem todas as idades em tempo integral
20/08/2025 16h57
Por: Redação Fonte: Foz do Iguaçu
Assessoria

 

 

O Centro da Juventude (Ceju) de Foz do Iguaçu passou por uma reestruturação desde fevereiro deste ano e viu o número de inscritos saltar de 78 para 493 em seis meses, com mais de 4 mil atendimentos mensais. A mudança ocorreu após a gestão do espaço ser assumida pela Secretaria de Esporte, Lazer, Juventude e Melhor Idade.

Responsável pela diretoria, o professor Luiz Carlos Chavantes da Silva Junior, conhecido como Professor Carioca, destaca que a lei do Ceju prevê prioridade, mas não exclusividade, ao público de 12 a 29 anos. “Abrimos o atendimento para crianças, adultos e idosos, ampliamos o horário das 8h às 21h e diversificamos as atividades”, diz.

Criado em 2013, o Ceju foi implantado em Foz após o Estado identificar altos índices de violência contra jovens no município, que ficou em segundo lugar no ranking da época. A proposta foi oferecer alternativas de esporte, cultura, capacitação profissional e inclusão social a jovens em vulnerabilidade.

Segundo Carioca, o espaço estava mal cuidado quando a nova gestão assumiu. “Retiramos três caminhões de entulho. Havia receio de que voltasse a ser depredado. Desde então, nossa prioridade tem sido recuperar o espaço e devolver à comunidade um equipamento público ativo”, afirma.

Hoje, o centro oferece dezenas de modalidades esportivas, culturais e artísticas em diferentes períodos do dia. Confira:

Quadro de atividades do Ceju

Esporte

Futsal (a partir de 12 anos)

Vôlei misto (a partir de 12 anos)

Vôlei câmbio (acima de 60 anos)

Basquete (sub-11, sub-12, sub-15, baby, kids e feminino)

Judô (6 a 12 anos; acima de 13 anos)

Jiu-jítsu (a partir de 10 anos)

Taekwondo olímpico (a partir de 10 anos)

Capoeira (a partir de 6 anos)

Treinamento funcional (adultos e terceira idade)

Pilates (a partir de 16 anos)


Cultura e Artes

Artes visuais (a partir de 12 anos)

Desenho e pintura (a partir de 12 anos)

Artesanato (a partir de 12 anos)

Dança de rua (a partir de 12 anos)

Hip hop (a partir de 12 anos)

Teatro (a partir de 12 anos)

Fotografia (a partir de 12 anos)

Oficina de macramê (a partir de 12 anos)


Música

Violão (a partir de 12 anos)

Teclado (a partir de 12 anos)

Bateria (a partir de 12 anos)

Para maiores informações, interessados em participar das atividades podem entrar em contato pelo número (45) 99973-0556. O Ceju fica situado na Rua Otto Ernesto Gottlieb, 410 – Jardim Naipi.

https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=54894