A XXIII edição das Olimpíadas das APAEs do Paraná têm início nesta segunda-feira (25), em Foz do Iguaçu, com a solenidade de abertura marcada para às 19h no Ginásio Costa Cavalcanti. O evento vai reunir cerca de 1.200 participantes, entre atletas e comissão técnica, representando as 330 Apaes do Estado e os 30 Conselhos Regionais.
O deputado estadual Pedro Paulo Bazana (PSD), conhecido como o “deputado das Apaes e coirmãs do Paraná”, já está em Foz do Iguaçu para acompanhar a cerimônia de abertura e prestigiar os atletas que participam desta grande celebração do esporte e da inclusão.
Autor da Lei nº 22.251/2024, que incluiu as Olimpíadas das APAEs no Calendário Oficial de Eventos do Paraná, Bazana também foi responsável por articular o patrocínio integral da edição de 2025. O aporte de R$ 2,47 milhões da AUDI do Brasil, com apoio do Governo do Estado, garante a continuidade da competição e a valorização da causa.
“As Olimpíadas das APAEs representam muito mais que competição esportiva. São a prova de que a pessoa com deficiência intelectual e múltipla deve estar no centro das políticas públicas, com oportunidades de inclusão, visibilidade e superação. É uma alegria estar aqui, junto das famílias e dos atletas, para celebrar esse momento histórico para o Paraná”, afirmou Bazana.
As competições seguem até o dia 30 de agosto, distribuídas em diversos locais da cidade. Modalidades como atletismo, futsal, futebol sete, basquete, handebol, natação, badminton, capoeira, ginástica rítmica, ginástica artística, tênis de mesa, xadrez e golfe 7 estão na programação.
Mais do que competição, as Olimpíadas das APAEs simbolizam união, superação e visibilidade para a causa da pessoa com deficiência, reforçando o papel das Apaes como referência na promoção da inclusão em todo o Paraná.