A Secretaria de Estado do Turismo do Paraná (Setu) promoverá o encontro “Implementação do Território do Turismo – Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu”. O evento será realizado quinta-feira (28), a partir das 14h, no Hotel Grand Carimã Resort e Convention Center, em Foz do Iguaçu. A presença do secretário Leonaldo Paranhos está confirmada na programação. A Adetur Cataratas e Caminhos manifesta apoio ao evento como Instância de Governança Regional (IGR) do turismo.
Participarão da agenda, empreendedores turísticos — incluindo hotéis, restaurantes, pousadas, agências de viagem e demais prestadores de serviços — assim como gestores públicos e representantes de entidades do setor, com o propósito de fomentar o diálogo e a construção coletiva em prol do desenvolvimento sustentável do território turístico que abrange as Cataratas do Iguaçu e os Caminhos ao Lago de Itaipu.
Programação
A programação inicia às 14h com a recepção dos convidados. O início da cerimônia de lançamento do Território do Turismo – Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu está marcado para 15 horas.
Durante o evento, a Adetur Cataratas Caminhos terá participação com apresentação das ações em andamento na região, conforme a presidente da entidade, Sandra Finkler.
As inscrições podem ser feitas pela internet em link específico divulgado pelo Governo do Estado https://forms.gle/DMwatkDQb6PYqoez8.
Contexto institucional
A iniciativa integra o processo de regionalização do turismo no Paraná, com reuniões que visam implementar políticas específicas para cada território turístico. A região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu está entre os territórios contemplados nesse plano.
Turismo regional
O turismo da Região Cataratas e Caminhos possibilita ao turista acessar roteiros culturais, comunitários e ecológicos, que incluem gastronomia, turismo rural, pesca esportiva, artesanato e manifestações tradicionais. O turismo de natureza e ecoturismo, de aventura, religioso, negócios, eventos, compras, educação e tecnologia fazem parte dos atrativos regionais.