Tecnologia Tecnologia
Programa Talento Tech é finalista em mais uma premiação nacional de inovação pública
Após vencer o Prêmio Conexão Inova e o Prêmio Gov.Digital 2025, o programa do Governo do Estado de qualificação profissional em Tecnologia da Informação e Comunicação é finalista do Concurso Inovação no Setor Público.
27/08/2025 07h58
Por: Redação Fonte: AEN
Programa Talento Tech é finalista em mais uma premiação nacional de inovação pública Foto: SEIA

O programa Talento Tech, do Governo do Paraná, de qualificação profissional em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), é finalista da 29ª edição do Concurso Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), órgão do governo federal voltado para a transformação da gestão pública por meio de capacitações.

A premiação visa reconhecer e valorizar servidores públicos federais, estaduais, distritais e municipais que atuaram de maneira inovadora para atender demandas da sociedade, premiando projetos voltados a melhorar processos, serviços e políticas públicas, implementados há pelo menos seis meses.

O Talento Tech concorre na categoria “Inovação em serviços ou políticas públicas no Poder Executivo Estadual, do Distrito Federal e Municipal”, junto de outros cinco projetos dos estados do Rio de Janeiro, Mato Grosso e Espírito Santo, e das cidades de São José dos Pinhais (PR) e Recife (PE). A lista completa das iniciativas finalistas na premiação pode ser acessada no site da ENAP.

 

O período de votação do público tem início no dia 8 de setembro. O resultado final da premiação acontece no dia 2 de outubro, em Brasília, durante a 11ª Semana de Inovação.

Criado em 2024, o programa Talento Tech  é desenvolvido de forma conjunta pelas secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA), Planejamento (SEPL), Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e Educação (Seed), além da Fundação Araucária, sendo coordenado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Segundo o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Governo do Paraná tem trabalhado para incentivar a criação de políticas públicas inovadoras que tragam benefícios para a população e para a gestão pública. “Ter um projeto nosso como finalista em um concurso de alcance nacional é motivo de comemoração. É o resultado de todo esse trabalho que temos desenvolvido pensando em transformar a vida das pessoas”, diz.

 

A importância do Talento Tech foi destacada, também, pelo secretário estadual do Planejamento, Ulisses Maia. “É um programa que estimula a inovação, impulsiona a transformação digital e oferece qualificação profissional para os jovens. O Talento Tech gera oportunidades e contribui significativamente para o desenvolvimento regional porque segura os nossos talentos na própria cidade”, afirma.

Para o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, o Talento Tech consolida-se como uma política pública inovadora e de resultados expressivos. "Ser finalista em mais uma premiação nacional comprova a relevância do programa, uma iniciativa transformadora que impacta a vida de jovens de diversos municípios, fortalece as economias locais ao formar talentos e gerar emprego qualificado, e promove um ciclo virtuoso de desenvolvimento regional", afirma.

 

PREMIAÇÕES – Esse é o terceiro prêmio nacional em que o programa é reconhecido. Em junho, o Talento Tech venceu o 5º Prêmio Conexão Inova. Já no início de agosto, o projeto foi vencedor em duas categorias do Prêmio ABEP-TIC de Excelência em Governo Digital – Gov.Digital 2025.

Com investimento de R$ 62 milhões, o programa tem como objetivo capacitar alunos do Ensino Médio e Ensino Superior da rede pública, que residem nos 50 municípios com menor Índice Ipardes de Desenvolvimento Humano (IPDM), modelo próprio do Estado para classificar o desenvolvimento nos municípios.

A ideia é que a iniciativa supra a demanda por profissionais qualificados na área de TI, ao mesmo tempo em que amplia as oportunidades de inserção no mercado para estudantes e recém-formados.

A primeira turma do Talento Tech finalizou o curso em julho, e contou com a formação de 1.000 estudantes, que durante 10 meses tiveram aulas presenciais e EaD (Ensino a Distância) em diversas temáticas como Programação, Inteligência Artificial, Machine Learning e outros temas voltados à tecnologia.

Além das aulas e contato com profissionais da área, os alunos do programa receberam uma bolsa mensal de até R$ 1.500 e notebooks para estudos durante o curso.

 

ATUAL VENCEDOR – Em 2024, o projeto de inclusão social Óculos Amigo, do Governo do Paraná, executado pela Secretaria da inovação e Inteligência Artificial (SEIA), foi eleito o vencedor na votação popular da 28ª edição do Concurso Inovação no Setor Público. O projeto concorreu na categoria “Inovação para o Cuidado” ao lado de cinco iniciativas de outros estados.

Idealizado em 2023 pela Secretaria da Inovação, em conjunto com as secretarias estaduais do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) e da Educação (Seed), a ação visa promover a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes com deficiência visual.

O projeto Óculos Amigo beneficiou 147 alunos da rede pública de ensino no Paraná com cegueira total, por meio da entrega do Orcam MyEye 2.0, um dispositivo de tecnologia assistiva que utiliza inteligência artificial para fornecer informações em tempo real. Os dispositivos foram entregues para que os alunos possam usar não apenas em sala de aula, mas no dia a dia.