Ainda neste mês de setembro, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) , órgão vinculado ao Ministério dos Transportes , publicará um edital para dar início à licitação, que vai contratar os serviços de elaboração do projeto da obra de pavimentação dos 53 Km do último trecho que falta para completar a ligação da Rodovia Transbrasiliana (BR 153) no Paraná – entre Alto do Amparo e Imbituva - e também para programar a realização de melhorias na estrada, em trecho próximo à cidade de Rebouças, que beneficia a circulação e o transporte também nos municípios de Imbituva, Irati, Rio Azul, Mallet e Paulo Frontin.
A informação é do deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), que se reuniu em audiência esta semana em Brasília com o diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão . Os chamamentos de licitação são o primeiro passo na previsão e garantia dos recursos necessários à realização das obras e colocam em perspectiva o atendimento das comunidades beneficiadas pelos investimentos do governo federal.
Outra rodovia que já tem previsão de publicação do edital para elaboração do projeto da obra é a BR 158. A pavimentação e implantação dos trechos dela entre Campo Mourão e Roncador e de Roncador a Palmital respectivamente terão seus editais de projetos publicados em outubro, segundo o DNIT. “Todas essas importantes conexões para a economia e os setores produtivos paranaenses também visam melhorar o fluxo e a trafegabilidade nas duas regiões, além de ampliar a seguranças nas estradas paranaenses. Por isso, são necessários e demandam urgência”, disse Zeca Dirceu.
Com a elaboração do projeto básico e executivo de engenharia dessas obras, o estado vai ganhar conexão para escoamento da produção de ponta a ponta e para a integração regional, do Porto de Paranaguá à fronteira com o Paraguai e a Argentina.
“Levei o pedido de uma maior celeridade nessas obras, entre outras demandas encaminhadas à autarquia em atenção ao estado, e saio da audiência confiante no compromisso com essas soluções”, disse Zeca Dirceu. “Ampliar os investimentos nas rodovias federais do Paraná cria um ambiente favorável para a geração de empregos e para o desenvolvimento do estado”, completa o deputado.