Os servidores da Prefeitura de Foz do Iguaçu começam, nesta quarta-feira (10), os treinamentos para a etapa final da maior modernização digital já realizada pela administração municipal. As capacitações serão realizadas de forma on-line e divididas por áreas de atuação, como gestão da folha de pagamento, alvará online, tributos, processos digitais, orçamento e contabilidade. O cronograma do público interno segue até o dia 19 de setembro.
A implantação definitiva da Plataforma Integrada e Inteligente de Gestão Pública está marcada para o período de 3 a 13 de outubro. O processo, executado de forma modular e organizada, é um marco na evolução da gestão pública de Foz.
Foz na vanguarda da gestão pública
O processo de modernização, coordenado pela Prefeitura, envolve a migração de todo o histórico de dados e a substituição de um sistema com mais de 20 anos por uma plataforma de última geração. O planejamento rigoroso da equipe técnica municipal foi crucial para o sucesso do projeto. Destaque para o sistema de emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), que não terá nenhuma interrupção, assegurando a continuidade das atividades para comerciantes e prestadores de serviço.
“Este é um projeto transformador para nossa cidade, concebido e coordenado pela nossa equipe para colocar Foz na vanguarda da gestão pública municipal. Nossa orientação para que o cidadão antecipe demandas não urgentes é um excesso de zelo, uma medida proativa para que ele tenha a melhor experiência possível durante esta transição tecnológica”, afirma o secretário municipal de Tecnologia, Inovação e Modernização Digital, Luiz Teixeira.
Benefícios para a população e orientações
A população de Foz do Iguaçu será a maior beneficiária da modernização, com serviços mais ágeis e integrados, redução no tempo de espera para emissão de alvarás e certidões, maior transparência e um portal único mais intuitivo.
Para garantir uma transição ainda mais tranquila, a administração municipal orienta que cidadãos que necessitem de serviços específicos não urgentes, como solicitação de certidões ou alvarás, realizem seus requerimentos até o dia 2 de outubro. Esta é uma recomendação preventiva. Após a conclusão da transição, todos os serviços estarão integralmente disponíveis e modernizados.
Próximos passos
A modernização segue o cronograma estabelecido pela Prefeitura. Além dos servidores, estão previstos treinamentos para públicos externos estratégicos, como contadores e profissionais da área tributária, que serão comunicados em breve sobre a agenda. A população também contará com tutoriais e suporte para utilizar a nova plataforma.