A Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu participou nesta terça-feira (9) do Meeting Paraná, realizado em Montevidéu, no Uruguai. O encontro, promovido pelo Viaje Paraná, reuniu dez expositores, entre eles os municípios de Foz do Iguaçu e Curitiba, além de companhias aéreas, operadores privados, a Motiva Aeroportos e a Azul Linhas Aéreas. A programação contou com rodada de negócios e capacitações, oportunidade em que o Destino Iguaçu apresentou seu potencial turístico a cerca de 100 agentes de viagem.
Segundo o secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Jin Petrycoski, a presença no Meeting Paraná reforça a necessidade de ampliar a promoção junto ao mercado uruguaio. “O Uruguai envia majoritariamente turistas rodoviários para nossa cidade. Esse perfil está alinhado à cultura de viagem dos uruguaios, que tradicionalmente realizam deslocamentos terrestres de longa distância. Mas, com a implantação do voo direto de Curitiba, terá mais opções de vinda além do modal já tradicional. O objetivo é destacar que nosso destino oferece uma ampla variedade de produtos e serviços turísticos que precisam ser conhecidos por este mercado, e estimular cada vez mais a vinda desse público, independentemente do meio de transporte”, afirma o secretário.
Para a representante da Secretaria de Turismo no evento, a servidora pública Célia de Andrade, o posicionamento estratégico de Foz como destino multifacetado foi essencial. “É importante mostrar que Foz do Iguaçu é um destino completo em atrativos e experiências. O mercado demonstrou grande interesse em atualizações, pois muitos agentes ainda não tinham informações claras sobre as novidades estamos oferecendo”, explica.
“Também tivemos a oportunidade de dialogar com o Comitê Descubra Brasil no Uruguai, que reforçou que outros destinos brasileiros já realizam ações frequentes neste mercado e colhem resultados positivos. Eles se colocaram à disposição para apoiar a promoção de Foz e do Paraná, o que é ótimo para ampliarmos nossa presença entre os uruguaios”, finaliza Célia.
O presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, destaca a força do evento como vitrine para o estado. “O Viaje Paraná conseguiu realizar este momento, que já estamos denominando como Meeting Paraná ou Paraná Day, mostrando a potencialidade turística do nosso estado. É fundamental enaltecer a presença de Foz, porque não há como falar do turismo do Paraná sem destacar nossa principal porta de entrada. Queremos que Foz do Iguaçu seja reconhecida e valorizada por todos os profissionais de turismo aqui no Uruguai”, comenta o presidente.
Segundo dados do Parque Nacional do Iguaçu, em 2024, 14.532 uruguaios visitaram à cidade. Já até julho de 2025, o destino já tinha recebido quase 10 mil visitantes vindos do Uruguai, reforçando um potencial de crescimento.
Além da Secretaria Municipal de Turismo, o evento contou com a participação de representantes do trade turístico iguaçuense, como Hotel Vivaz Cataratas, Acquamania, Blue Park e Mabu Hotéis.