O 83º Encontro Nacional dos Detrans, realizado pela Associação Nacional dos Detrans (AND), aberto nesta quarta (10), acontece até a próxima sexta-feira (12) em Foz do Iguaçu e conta com a participação do governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior.
Mobilidade e segurança no trânsito nos países do Mercosul são assuntos que estarão em pauta durante a semana entre os participantes.
O evento reúne representantes de 27 Detrans e é considerado um evento de referência sobre políticas públicas de trânsito do Brasil.
Nesta edição, o tema é a “Integração entre os países do Mercosul”. Neste sentido, serão tratados assuntos com relação aos avanços e às iniciativas para melhorias no trânsito, também uma troca de experiências entre os estados brasileiros e membros do bloco econômico.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou um investimento de R$ 100 milhões para a implantação de sinalização de trânsito nos 399 municípios do Estado, por meio do programa Sinaliza Paraná, e destacou as políticas públicas que estão sendo discutidas. “O Paraná é referência na sua prestação de serviço para o cidadão, introduzindo tecnologia no setor.”
O presidente do Detran-PR, Santin Roveda, destaca que “esse é um evento que trata de harmonia entre os veículos, pedestres, ciclistas, carros e caminhões. Dos investimentos do governo do estado, quase um milhão de reais serão destinados para Foz do Iguaçu. Depois de entregue e licitado, podemos fazer mais um projeto para Foz, em conjunto com o prefeito de Foz, vereadores e secretários”, destacou Roveda.
O prefeito de Foz do Iguaçu, General Silva e Luna, ressaltou a importância do evento e destacou a modernidade, mobilidade e tecnologia que estará sendo discutida. “São trocas de conhecimento. Para Foz, nós estamos trabalhando com a mobilidade urbana, num estudo que está sendo realizado. Queremos segurança e vidas que serão salvas”, comentou o prefeito.