Polícia Foz do Iguaçu
Foz apresenta Guia para Visitantes na Região Trinacional no 2º Simpósio Internacional de Segurança no Atendimento ao Turista
O projeto foi representado pela Secretaria Municipal de Turismo, Comtur e Codefoz; evento acontece até esta sexta-feira (12) no Recanto Cataratas Resort
13/09/2025 08h00
Por: Redação Fonte: Foz do Iguaçu
Assessoria

 

 

Nesta sexta-feira (12), a Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz), apresentou o “Case do Guia para Visitantes na Região Trinacional” no 2º Simpósio de Segurança no Atendimento ao Turista. 

A apresentação integra o Painel Temático "Inovação e Tecnologia Aplicadas ao Policiamento Turístico" e traz os resultados alcançados, principais desafios enfrentados e os aprendizados proporcionados pela construção coletiva do Guia de Segurança para Visitantes em Foz do Iguaçu e na região trinacional. O simpósio acontece no Recanto Cataratas Resort de terça (09) até esta sexta-feira (12). 

O secretário de Turismo, Jin Petrycoski, destaca a importância da ação. “O turismo é um dos principais motores da nossa economia e, para que ele seja sustentável, a segurança deve estar no centro das nossas ações. Essa iniciativa reforça nossa posição como destino turístico internacional de referência, onde a hospitalidade caminha lado a lado com a responsabilidade e o cuidado com quem nos visita”, afirma.

Para o chefe da Divisão de Serviços Turísticos, Rafael Langwinski, a iniciativa reflete o compromisso conjunto pelo fortalecimento da segurança turística. “ A construção do Guia de Segurança é resultado de um esforço coletivo, que envolveu instituições públicas, privadas e do terceiro setor. Mais do que um documento, ele representa uma ferramenta prática para garantir que a experiência dos visitantes seja cada vez mais segura e acolhedora”.

Para a secretária-executiva do Codefoz, Dagmar Pedrozo, “o ‘Guia de Segurança para Visitantes em Foz do Iguaçu e na região trinacional’ é um exemplo prático de como a sociedade civil organizada pode contribuir com ações relacionadas à segurança e ao melhor atendimento ao visitante e a toda e qualquer pessoa que acessa a nossa região, seja para os atrativos ou para o comércio de uma forma geral”.

Também participou da apresentação do case de Foz a vice-presidente do Comtur e diretora administrativa do Idestur, Renata Sakamoto. 

Resultados Alcançados

A página que hospeda o Guia de Segurança apresenta resultados significativos durante o período que está ativa, tendo seu acesso majoritariamente (80%) feito por dispositivos móveis, o que demonstra a efetividade em fornecer informações de maneira acessível e rápida para consultas. Dentre as cidades que se destacam nos acessos, estão Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. Entre os países com mais visitantes, estão Estados Unidos, Paraguai e Argentina. 

A credibilidade da página se deve a qualidade das informações, que são validadas por múltiplos órgãos oficiais, com atualizações constantes feitas por profissionais especializados e parcerias institucionais sólidas. O guia pode ser acessado pelo link: https://www.destino.foz.br/dicas-de-seguranca-em-foz-do-iguacu/#dicas. 

Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=54978