A ministra Gleisi Hoffmann participou neste sábado (13) do Mutirão do Agora Tem Especialistas – Dia E, Ebserh em Ação, realizado no Hospital de Clínicas (HC) da UFPR de Curitiba. O evento contou com transmissão nacional a partir de Brasília (DF), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do ministro da Educação, Camilo Santana, e do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, que acompanharam atendimentos no Hospital Universitário de Brasília (HUB).
A ação acontece de forma simultânea em todo o país e tem como objetivo reduzir a fila de atendimentos especializados do SUS em média e alta complexidade. Ao todo, nos 45 hospitais universitários federais administrados pela Ebserh, serão realizados 1,9 mil cirurgias eletivas, 22,7 mil exames e procedimentos e 4,4 mil consultas, totalizando 29 mil atendimentos. O número representa um aumento de 133% em relação aos 12,4 mil registrados em julho.
Em Curitiba, Gleisi destacou a relevância do programa e o empenho do Hospital de Clínicas. “Os resultados desse programa são muito expressivos e aqui no HC, esse hospital que é referência do SUS, na primeira rodada foram feitos cerca de 400 procedimentos. Agora serão 2.500, e na próxima edição deve dobrar esse número. O HC está muito comprometido com o programa. Quero parabenizar a todos porque este, com certeza, vai ser um dos principais programas do governo Lula”, afirmou.
Com foco em áreas prioritárias do Agora Tem Especialistas, como oncologia, ginecologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia, a
ATENDIMENTO AMPLIA ACESSO À SAÚDE
A realização de mutirões faz parte de uma série de ações do programa, que mobiliza toda a estrutura de saúde do país, pública e privada, para aumentar a capacidade de atendimento do SUS, a fim de reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias. Para isso, um novo mutirão já está marcado para dezembro com o envolvimento de todos os hospitais da Rede Ebserh.
Fotos Brasília: Ricardo Stuckert / PR