A Prefeitura de Foz do Iguaçu inicia, na sexta-feira (3 de outubro), a fase final de implantação da sua nova Plataforma Integrada de Gestão, a maior modernização digital já realizada no município. O processo de transição de dados para o novo sistema, mais rápido, intuitivo e transparente, ocorrerá entre 4 e 12 de outubro.
Diferente de outras modernizações, o serviço de emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) não será interrompido em nenhum momento, garantindo a continuidade das atividades econômicas para contadores, comerciantes e prestadores de serviço.
Pausa programada para atendimentos
Para garantir o sucesso da migração de todo o histórico de dados, o atendimento ao cidadão, tanto presencial quanto por meio de abertura de novos processos digitais, será realizado normalmente até as 18h do dia 3 de outubro.
Entre os dias 4 e 16 de outubro, não será possível abrir novos processos ou realizar atendimentos que dependam do sistema. Esta pausa é fundamental para que toda a equipe técnica trabalhe na conversão e validação segura das informações.
A Secretaria Municipal de Finanças e Orçamento não realizará qualquer atendimento presencial nessas datas, permanecendo tão somente na resolução de dúvidas por meio dos e-mails dos setores.
O retorno completo de todos os atendimentos e serviços está previsto para quinta-feira, 17 de outubro, com a nova plataforma funcionando em sua totalidade.
Município assegura que ninguém será prejudicado
A administração municipal está trabalhando com toda a celeridade para publicar um decreto que oficializará a prorrogação do vencimento de tributos municipais e a suspensão de prazos processuais que eventualmente recaiam sobre este período de transição.
“Estamos tomando todas as medidas para que nenhum cidadão ou empresa seja prejudicado por essa pausa técnica necessária. A publicação do decreto garantirá segurança jurídica a todos, assegurando que eventuais prazos sejam estendidos automaticamente. É uma modernização que chega para beneficiar a todos, sem exceção”, reforça o secretário municipal de Finanças e Orçamento, General Eduardo Garrido.
Planejamento minucioso para uma transição tranquila
“Todo processo de modernização de grande porte exige uma logística cuidadosa. Este período de 13 dias será de intenso trabalho interno de todas as nossas secretarias e equipe técnica para garantir que a transição seja a mais suave e eficiente possível. O esforço vale por um salto de decades na qualidade do nosso serviço público”, explica o secretário municipal de Tecnologia, Inovação e Modernização Digital, Luiz Teixeira.
Novos serviços e suporte total
A previsão é que a nova plataforma entre em pleno funcionamento no dia 17 de outubro, com um novo site da prefeitura, portal da transparência, portal da construção, portal do servidor e outros sistemas integrados.
Para assegurar uma adaptação rápida, técnicos especializados acompanharão todos os setores da prefeitura de 20 de outubro a 28 de novembro. Além disso, servidores e públicos estratégicos (como contadores e prestadores de serviço) já participam de treinamentos online desde setembro.
A população de Foz ganhará com serviços mais ágeis e integrados, redução no tempo de espera e um portal único mais intuitivo, marcando um novo patamar na qualidade dos serviços públicos municipais.