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Aqui tem Itaipu: nova campanha institucional amplia visibilidade de Itaipu no PR e MS
Iniciativa busca reforçar o vínculo da binacional com a sociedade, mostrando resultados concretos em desenvolvimento regional e sustentabilidade
17/09/2025 14h31
Por: Redação Fonte: Itaipu
Assessoria

As ações socioambientais e de melhoria de infraestrutura no Paraná e no Sul do Mato Grosso do Sul são o destaque da nova campanha institucional da margem esquerda. Com o mote “Aqui tem Itaipu. Aqui tem governo do Brasil”, a campanha busca ampliar a visibilidade da usina em seu território de atuação prioritária, formado por 434 municípios do Paraná e Mato Grosso do Sul, aproximando ainda mais a população da binacional.

A nova campanha publicitária, que já começou pelas rádios e em breve estará nos outdoors, traz elementos que se relacionam diretamente com a comunidade local: as iniciativas da Itaipu para melhoria da qualidade de vida, como a adequação de estradas rurais, a construção de casas para quem precisa, a proteção de nascentes, a ampliação do uso de novas fontes de energia, como solar e biodigestor, entre outras centenas de atividades desenvolvidas por meio do Programa Itaipu Mais que Energia, alinhado ao governo do Brasil.

Tudo isso é possível graças à atividade-fim da Itaipu, a geração de energia, que depende também dos investimentos socioambientais para a longevidade do reservatório, a partir da proteção dos biomas e das medidas que evitam o assoreamento do lago.

A campanha é desenvolvida pela agência contratada pela Itaipu, a Octopus, e gerida pela Divisão de Imagem Institucional (CSII.GB).
Para compor os temas, a Comunicação Social contou com apoio da Diretoria de Coordenação, da Responsabilidade Social e da Diretoria Administrativa.

Pesquisa realizada para a comunicação da Itaipu pelo Instituto Ver, com índice de confiabilidade de 95%, mostra que ainda há margem para ampliar o conhecimento da usina por parte da população do Paraná e do Sul do Mato Grosso do Sul. Foram ouvidas 4.831 pessoas entre 10 e 22 de março.

Quando questionados sobre qual empresa pública é importante para o desenvolvimento do seu estado, Copel (PR), Sanesul (MS) e a Itaipu Binacional foram citadas espontaneamente por 2% dos respondentes, cada uma. Outros 87% não souberam responder, enquanto 4% disseram “nenhuma”. As demais empresas não superaram 1% das respostas.

Em outra questão, 70% dos respondentes afirmaram que a Itaipu está correta em usar os excedentes para promover o desenvolvimento regional, enquanto 16% defenderam que o foco deveria ser apenas a geração de energia. Um total de 14% não soube responder.

“Daí a importância de mostrarmos quais ações são essas e como elas estão próximas das comunidades. Levar o nome da Itaipu é essencial para que sejamos cada vez mais conhecidos e respeitados”, afirmou a chefe da Assessoria de Comunicação, Stela Guimarães. A partir da nossa geração de energia e da nossa missão institucional, vigente há 20 anos, a Itaipu pôde ampliar suas ações para uma região de mais de 11 milhões de habitantes.

A sondagem com a população abordou o nível de importância da usina para o desenvolvimento da região. Nesse ponto, 35% responderam que a usina é fundamental para esse desenvolvimento. 

A pesquisa também revelou que a Itaipu pode atrair mais visitantes à usina. A maioria absoluta, de 86% dos respondentes, ainda não visitou o local, e 14% já fizeram turismo na binacional. O interesse em conhecer ou revisitar a usina, no entanto, é alto: 79%. “Queremos fazer com que paranaenses e sul-mato-grossenses tenham orgulho desta empresa binacional, assim como temos fazendo parte do quadro de empregados da empresa, que ajuda a fazer a vida das pessoas melhor, seja pela energia ou por meio das ações que dela derivam”, concluiu Stela.