Saúde Foz do Iguaçu
Número de cirurgias na rede municipal de saúde de Foz cresce 66% em 2025
Dados foram apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde em apresentação do Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) à Câmara Municipal
19/09/2025 08h58
Por: Redação Fonte: Foz do Iguaçu
Assessoria

 

 

Entre os meses de maio e agosto deste ano, foram feitas 3.266 cirurgias pela rede municipal de saúde de Foz do Iguaçu, o que representa um aumento de 66% em relação ao mesmo período de 2024, quando houve 1.965 procedimentos. O dado é um dos destaques do Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) da Secretaria Municipal de Saúde, apresentado na manhã desta quinta-feira (18), na Câmara de Vereadores. 

A ampliação dos procedimentos se deve a fatores como a reorganização de fluxos na secretaria, a parceria entre a Prefeitura de Foz com o Governo do Estado e a agilização dos exames pré-operatórios, como o eletrocardiograma. 

“Ainda temos muito a fazer para tornar o atendimento na Saúde em Foz cada vez mais digno e de qualidade aos iguaçuenses, mas precisamos celebrar esses avanços e seguir em ritmo acelerado por mais conquistas”, afirma o prefeito General Silva e Luna.

“Sabemos que ainda temos diversos gargalos, não apenas em Foz do Iguaçu, mas no contexto geral do próprio Sistema Único de Saúde (SUS). Mas os números demonstram que temos muitos avanços e, o mais importante de tudo isso, é que a população tenha a sua demanda atendida”, afirma o secretário municipal de Saúde, Fabio de Mello. 

Quase 24 mil exames

As cirurgias pela rede municipal são executadas no Hospital Municipal Padre Germano Lauck e em prestadores de serviço vinculados à Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), como os hospitais Madre de Dio, em São Miguel do Iguaçu, e Nossa Senhora da Luz, em Medianeira. 

“Ampliamos a oferta de exames em, com isso, conseguimos dar vazão a filas de espera das cirurgias”, comentou a diretora de Atenção Especializada, Tatiane Elias. De maio a agosto de 2025, foram 23.927 exames, enquanto no mesmo período de 2024 houve 22.963, representando um aumento de 4,2%. O principal aumento foi no Centro de Especialidades Médicas, que passou de 3.195 exames no segundo quadrimestre de 2024 para 5.339 no mesmo período deste ano. 

Impacto nas UPAs

O aumento do número de cirurgias reflete diretamente nos atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento de Foz, conforme pontuou o diretor de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde, Jayme Carriello. Ele citou como exemplo pacientes que têm cálculo na vesícula. “Do começo do ano para julho tivemos uma diminuição em cerca de 40% do atendimento desses casos, que são pacientes que ficam retornando constantemente”.

Consultas de especialidades médicas

De maio a agosto, foram feitas 34.184 consultas médicas especializadas, contra 33.735 no mesmo período do ano anterior. Embora represente apenas 1,33%, Tatiane ressaltou que foi possível aumentar os atendimentos apesar de ser a mesma quantidade de contratos e não haver aumento no orçamento para essa prestação de serviço. 

Além disso, houve significativos avanços em diversas áreas, como neurologia, oftalmologia, vascular, otorrinolaringologia e ginecologia. Na oftalmologia, por exemplo, a redução de filas foi de 48%, na otorrinolaringologia foi de 42% e, na área vascular, de 19%.

Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=55007