O prefeito General Silva e Luna participou, nesta quinta-feira (25), da abertura do Encontro Fretamento 2025, que segue até domingo (28) no Mabu Thermas Grand Resort. “Foz do Iguaçu é a terra de grandes encontros – de três países, de etnias, de dois grandes rios, de nacionalidades. Pela localização estratégica e seus atrativos, a cidade também é referência em turismo e logística, mais um motivo para acolher com tanta satisfação este evento”, afirmou o prefeito.
Segundo ele, a cidade “transpira, respira e inspira turismo e logística”. E completou: “Um evento como esse traz conhecimento, palestras, inovação e possibilita que as pessoas se encontrem, troquem experiências e façam networking. Desejo que seja muito produtivo a todos os participantes”.
Promovido pela Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e Fretamento (Anttur) e pela Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo (Fresp), o encontro reúne empresários, fornecedores e representantes do setor para debater tendências, inovações e desafios do mercado de fretamento.
O secretário estadual de Desenvolvimento Social, Carlos Carboni, também participou da abertura e destacou avanços implementados pelo governador Ratinho Júnior que fortalecem o setor, como a redução de 45% no valor do IPVA a partir de 2025 e a agilidade no tempo de abertura de empresas no Paraná, que em julho registrou o menor índice da história.
O diretor do Viaje Paraná, órgão de promoção turística do Governo do Estado, Marcelo Martini, ressaltou a importância de eventos como este para a economia de Foz. “O governo Ratinho Júnior tem feito esforços para que Foz e o Paraná recebam cada vez mais eventos”, disse. Ele ainda destacou a transformação pela qual a cidade vem passando, com grandes investimentos em infraestrutura e a consolidação da alta gastronomia local como atrativo.
Também acompanharam o prefeito na abertura a secretária de Transporte e Mobilidade Urbana e diretora-superintendente do Foztrans, Aline Maicrovicz, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Agricultura, Edinardo Aguiar.