Uma virada histórica em termos de negócios para o norte do Paraná: assim pode ser definido o lançamento oficial do Norte Paraná Prime Outlet, realizado na noite desta quinta-feira (25), no Expoara, em Arapongas. O evento reuniu centenas de empresários, investidores e autoridades locais durante o Varejo Summit, que trouxe um ciclo de palestras com especialistas de referência nacional.
Entre as autoridades presentes estavam o prefeito de Arapongas, Rafael Cita, a vice-prefeita Edina Kummel, o vereador Paulo Grassano e o deputado estadual Pedro Paulo Bazana, além de lideranças empresariais da região.
A noite foi marcada pela apresentação do projeto de implantação do empreendimento, que contará com 45 mil m² de área total e 18 mil m² de área bruta locável (ABL), praça de alimentação equipada, centro de eventos para até 500 pessoas, 2.500 vagas de estacionamento e capacidade para receber até 20 mil visitantes.
“Nós já temos um comércio muito forte, muito atuante, e vamos ter um setor mais ativo ainda com esse empreendimento. O município de Arapongas é a segunda força econômica da Região Metropolitana de Londrina. Espero e convido os investidores a conhecer melhor Arapongas, que tem estrutura para novos negócios”, destacou o prefeito Rafael Cita.
O diretor-presidente do Expoara S/A, Osmar Milani, reforçou que a data representa um marco para a história da instituição. “Teremos a partir de agora um equipamento que não vive mais de eventos sazonais, mas que se reinventa como um polo permanente de varejo, lazer e turismo de compras. O Norte Paraná Prime Outlet nasce do mesmo espírito empreendedor e visionário dos fundadores do Expoara”, afirmou.
O presidente do Conselho de Administração do Expoara S/A, Elison Cattaneo Estrada, celebrou a transformação. “É um grande momento para todo o norte do Paraná, uma região riquíssima que agora ganha um projeto maravilhoso, extremamente bem localizado, e que deixa a gente orgulhoso dessa guinada do Expoara”, disse.
Para o sócio da Orion Real State, Sylvio Carvalho Netto, o empreendimento simboliza uma mudança de mentalidade. “Ao invés das pessoas saírem daqui para outras cidades, agora serão de outras cidades que virão para cá. Investir no Norte Paraná Prime Outlet é certeza de sucesso”, avaliou.
O impacto do novo empreendimento também foi ressaltado por especialistas convidados. Mônica Vianna, diretora executiva da Abrasce, destacou que a chegada de um outlet gera impacto imediato na economia local. “Há um ganho imobiliário, com valorização de até 80% dos imóveis vizinhos, além da geração de cerca de 1.790 empregos diretos e milhares de indiretos. Arapongas e toda a região certamente vão se beneficiar muito”, afirmou.
Na mesma linha, Júlio Macedo, diretor da JM Expansão do Varejo, ressaltou o potencial estratégico do projeto. “É difícil encontrar um ponto tão maduro como este, com acessos definidos e pista duplicada. O Expoara já é um local conhecido, o que traz segurança e credibilidade ao mercado”, disse.
Paulo Matos, CEO da Tommy Hilfiger Brasil, também elogiou a iniciativa. “O interior do Paraná é muito rico, um público que sabe o que quer. Este é um projeto feito pelo Paraná, para o Paraná, e tem tudo para dar certo”, afirmou.