A Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu passa a disponibilizar no site oficial da instituição o Sistema de Inteligência Turística do Paraná (SiTU), plataforma de dados elaborada e gerida pela Secretaria de Turismo do Paraná em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).
A ferramenta tem como objetivo organizar e disponibilizar informações qualificadas sobre fluxos de visitantes, identificar tendências de consumo e aprimorar o planejamento do turismo. Essa é uma base de dados do estado do Paraná já utilizada pela Divisão de Estudos e Estatísticas Turísticas (DVEET) da Secretaria de Turismo Foz, mas que agora passa a ser disponibilizada a livre acesso ao público geral, no site da secretaria. A nova página pode ser acessada em: https://www.destino.foz.br/membros/situ/.
Para o secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Jin Petrycoski, o fácil acesso aos dados permite que gestores, empresários e pesquisadores tomem decisões mais assertivas. “É possível filtrar dados por região, realizar comparativos entre municípios, explorar mapas detalhados e consultar indicadores sobre transporte, hospedagem, atrativos, aeroportos e economia do turismo, o que contribui para políticas cada vez mais baseadas em dados e pesquisas que fomentem o nosso turismo local”, explica o secretário.
Segundo a Chefe da Divisão de Estatística e Estudos Turísticos, Sheila Domingues, O SiTU concentra ainda dados do turismo paranaense, como regiões turísticas, empregos gerados por município ou região, empresas abertas, dados sobre pesquisas realizadas, mobilidade, PIB e entre outros. “ Esse sistema traz um material vasto e relevante sobre a atividade turística estadual, que soma e fortalece o conteúdo que a Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu busca expandir e disponibilizar diariamente em sua página”, afirma.
Além disso, na plataforma, também é possível gerar relatórios personalizados, exportar informações em PDF e acessar estatísticas específicas de cada cidade.
O SiTU
Com a ideia de oferecer informações atualizadas sobre o que acontece em cada destino turístico paranaense, a ferramenta foi criada com o nome SiTU, a fim de remeter a palavra latina “situs”, que significa “no lugar”.
Entre as instituições que alimentam a ferramenta, atualmente, estão: Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Água e Terra (IAT), Sebrae, Polícia Federal, entre outros órgãos e entidades ligadas ao setor.