Geral Itaipu
Seminário sobre ODS e os Desafios Locais atrai mais de 250 pessoas em Goioerê
Atividade realizada pela Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec, por meio dos Núcleos de Cooperação Socioambiental, contou com a palestra da ativista climática Marhyan Sampaio
07/10/2025 15h17
Por: Redação Fonte: Itaipu
Crédito das fotos: Jaqueline Dutra/Itaipu Parquetec

Mais de 250 pessoas participaram na quinta-feira (02), no auditório da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em Goioerê, do seminário ODS e os Desafios Locais, com a ativista Climática e Embaixadora da Juventude da ONU, Marhyan Sampaio. 

O seminário tornou-se um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes de diversos setores da sociedade. A palestrante aborda de onde surgiu a Agenda 2030 e os ODS, compromissos do Brasil, monitoramento e indicadores, territorialização dos ODS, ODS voluntários e participação social, casos práticos e exemplos locais, futuro pós-2030 e chamadas à ação.

Em Goioerê o evento incluiu a iniciativa de oferecer um café da manhã produzido pela agricultura familiar e distribuição da cartilha Agenda 2030 e os ODS ao Seu Alcance, produzido na parceria da Escola Itaipu para Sustentabilidade com o Governo do Brasil. 

“Eu acredito que a ‘galera’ saiu daqui muito inspirada. Muitas professoras, muitos alunos, todo mundo disse que eles tiveram diversas ideias de como aplicar as ODS também ao seu território local. Foi muito importante, inclusive, contar com a presença de gestores públicos que estiveram ouvindo as percepções da sociedade civil aqui e aprendendo cada vez mais sobre a ODS e sobre como aplicar essa agenda na sua realidade”, disse Marhyan.

A programação do seminário incluiu um desfile de moda com roupas produzidas a partir de materiais recicláveis, feitas por alunos do Colégio Estadual Duque de Caxias, dentro do projeto Ecoduc Sustentabilidade, coordenado pela professora Eliana Cardoso. 
 
“Ao longo do ano, a gente tem feito várias propostas e projetos na escola, voltados à questão da preservação do meio ambiente. Então, a gente pensou nessa moda sustentável, que é recolher o que iria para o lixo para transformá-lo em moda e vestimenta. Esse projeto ocorre durante o ano todo, com a produção de textos e leitura de textos de autores renomados que falam sobre tema, principalmente pelo fato de o evento deste ano ser a COP 30”, explicou a professora.

O evento reuniu autoridades regionais do Noroeste do Estado, incluindo prefeitos,vice-prefeitos, secretários municipais, representantes de organizações da sociedade civil, professores e estudantes de colégios estaduais e de universidades locais.

Continuidade 
Os seminários são abertos ao público em geral e as inscrições são gratuitas, podendo ser feitas pelo link: https://forms.gle/h3cJpkGrZCHFy9hp8. 

Na próxima semana, os seminários passarão por Toledo (dia 9) e Francisco Beltrão (10). O ciclo continua com seminários em Castro (14), Rebouças (15), Pitanga (16), Cantagalo (17), Pérola (21), Cianorte (23), Maringá (24), Matinhos (28), São Mateus do Sul (29), Curitiba (30) e Almirante Tamandaré (31). 

Em novembro, será a vez dos seminários acontecerem em Jacarezinho e Ivinhema (MS) (4), Cornélio Procópio e Itaquiraí (MS) (5), Londrina (6), Ivaiporã (7) e Paraíso do Norte (11).

Participação 
A partir do dia 21 de outubro, os seminários serão conduzidos pela doutora em Ciências, especialista em sustentabilidade e inovação educacional, Fabiana Cristina de Campos Romanelli. A paranaense possui mais de 20 anos de experiência em gestão pública, desenvolvimento territorial e políticas de ESG. Também participou das Conferências da ONU sobre o Clima (COP28 e COP29), representando o Brasil em discussões globais sobre sustentabilidade.

Os seminários fazem parte da segunda campanha educativa de 2025, promovida dentro do calendário de ações dos Núcleos de Cooperação Socioambiental. A primeira, conduzida entre abril e junho pelo biólogo e divulgador científico Átila Iamarino, teve como tema Mudanças Climáticas e COP30 e reuniu cerca de 6 mil pessoas.

Sobre Mahryan Sampaio
Mahryan Sampaio é ativista climática e Embaixadora da Juventude da ONU. Internacionalista, com pós-graduação em Direitos Humanos e Lutas Sociais pela Unifesp. Já participou de quatro Conferências da ONU sobre Clima (COP26–COP29), incidindo nas negociações sobre adaptação e financiamento climático. Sua trajetória conecta ODS, justiça climática e equidade social, fortalecendo comunidades no enfrentamento da crise climática, hídrica e combate à fome.