Cultura Cultura
Sanepar valoriza cultura, esporte e lazer por meio de projetos patrocinados
A apresentação do concerto “Sinfonia das Águas” em Castro, quinta-feira (9), produzido pela orquestra curitibana Ladies Ensemble, é um dos projetos culturais que têm o patrocínio da Companhia.
13/10/2025 07h05
Por: Redação Fonte: AEN
Sanepar valoriza cultura, esporte e lazer por meio de projetos patrocinados Foto: Sanepar

A Sanepar levou a Castro, na região dos Campos Gerais, na noite de quinta-feira (9)  o concerto “Sinfonia das Águas”, produzido pela orquestra curitibana Ladies Ensemble. Com apresentação gratuita para a comunidade no Clube União e Progresso, o espetáculo é um dos projetos culturais que têm o patrocínio da Sanepar.

Formada por mulheres, a orquestra Ladies Ensemble é referência nacional em música erudita. Neste espetáculo, o grupo reúne música, dança e história, num repertório com inspirações no elemento água, que homenageia a identidade multicultural do Paraná, em especial na Região dos Campos Gerais. O espetáculo tem o patrocínio da Sanepar, por intermédio da Lei Rouanet, e conta também com o apoio do Solar do Rosário, Auditório Regina Casillo, Alcion Bubnak e Cia da Roupa. A estreia da turnê ocorreu em Ponta Grossa, no fim de setembro, e tem apresentações programadas para Curitiba e outras cidades nos próximos meses.

 

A valorização da cultura, do esporte e do lazer é um dos compromissos da Sanepar em sua contribuição com o desenvolvimento do Paraná. A empresa participa ativamente em projetos que promovem a qualidade de vida de forma integral, para além do saneamento, por meio de patrocínios e do uso de leis de incentivo fiscal em projetos ligados à cultura, ao esporte, ao lazer e inclusão, à memória e a sustentabilidade. Somente em 2024, a Sanepar destinou mais de R$ 27,6 milhões a estas causas.

“A Sanepar tem uma grande variedade de projetos patrocinados nestas quatro grandes áreas. Apoiamos projetos que geram valor para a sociedade e promovem o bem-estar. Além de cumprir a lei, a empresa está comprometida com o desenvolvimento das pessoas e do Paraná”, reforça o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.

Entre alguns destaques deste ano, a empresa foi patrocinadora da Expedição 30 Anos do Brasil no Everest em prol da Restauração Ecológica, iniciativa do alpinista paranaense Waldemar Niclevicz, a equipe Fantástica Associação de Ginástica Rítmica de Pinhais, que representou o Brasil na disputa da Copa Sul-Americana na Bolívia, o Festival Internacional de Música de Londrina (FIML), o Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD) de Saudade do Iguaçu, a turnê Sinfonia das Águas, da orquestra curitibana Ladies Ensemble, entre outros.

 

Para a Diretora Adjunta de Comunicação e Marketing da Sanepar, Melissa Ferreira, “apoiar projetos culturais e levar arte de qualidade e de forma gratuita aos municípios faz parte da responsabilidade social da Companhia, mas também é uma oportunidade de aproximar a empresa e a comunidade ao viabilizar a execução de tantas iniciativas importantes”. Ela explica que a Sanepar dispõe de uma Política de Patrocínio consolidada e está aberta a receber projetos para avaliação. “Os projetos são selecionados de acordo com uma série de critérios de aderência aos princípios da Companhia”, diz. Os detalhes ficam disponibilizados no site da Sanepar.