O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) anunciou uma série de iniciativas recentes que reforçam o apoio às Apaes (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais) e outras instituições sociais em todo o estado do Paraná. As medidas envolvem doações da Receita Federal e convênios firmados com a Itaipu Binacional, somando quase R$ 20 milhões em recursos que beneficiam mais de 100 municípios paranaenses.
Segundo o parlamentar, apenas em 2025, as Apaes do estado já receberam quase R$ 2 milhões em mercadorias doadas pela Receita Federal. Esses bens apreendidos, quando destinados às entidades, permitem a realização de bazares solidários e vendas, revertendo a arrecadação em obras, investimentos, compra de equipamentos, veículos e melhorias no atendimento às pessoas com deficiência.
“Quero parabenizar a Receita Federal, que, por orientação do presidente Lula, continua apoiando e atendendo cada vez mais às APAEs da nossa região, com doações e ações importantíssimas que permitem às APAEs ter mais condições, inclusive financeiras, para ampliar seu trabalho”, afirmou Zeca Dirceu.
O deputado destacou ainda que o apoio não se restringe às Apaes do Noroeste paranaense, mas se estende a entidades de todas as regiões do estado. Ele citou como beneficiadas as Apaes de Campo Mourão, Cruzeiro do Oeste, Floresta, Indianópolis, Itaguajé, Lobato, Mamborê, Marialva, Moreira Sales, Nossa Senhora das Graças, Nova Esperança, Paiçandu, Planaltina do Paraná, Santa Mônica, Santo Inácio e Santo Tomé, além da ANPACIM de Maringá.
No início do ano, outras 12 instituições também haviam sido contempladas, entre elas as de Goioerê, São Pedro do Ivaí, Maringá, Tamboara, Cambira, Barbosa Ferraz, Engenheiro Beltrão, Godoy Moreira, Japurá, Santa Isabel do Ivaí e Sarandi.
Zeca Dirceu reforçou o compromisso de seu mandato com as entidades filantrópicas e comunitárias do Paraná e lembrou que os resultados são fruto de uma atuação política próxima e constante junto à Receita Federal e à Itaipu Binacional.
“Eu conheço inúmeras APAEs e tenho visitado cada uma delas. Muitas acabam nos demandando projetos e emendas parlamentares, e é uma satisfação ver o quanto essas ações estão fortalecendo o trabalho social em nossas comunidades”, concluiu o deputado.