Durante o 3º Congresso Paranaense de Rádios Comunitárias, realizado no último sábado (1) em Foz do Iguaçu, a Itaipu Binacional firmou convênio com a Federação das Associações de Rádios Comunitárias do Estado do Paraná (Farcom-PR), para aquisição de equipamentos, produção e veiculação de programas sobre sustentabilidade e cursos de locução para jovens de 15 a 29 anos. O repasse da Itaipu será de R$ 4,646 milhões, com vigência do convênio até o início de 2027.
Para o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, a empresa reconhece o papel estratégico que as rádios comunitárias desempenham na vida da população, principalmente em comunidades mais carentes. “Essas rádios prestam um importante serviço, divulgando campanhas de vacinação, difundindo alertas da defesa civil, por exemplo. É uma felicidade para a Itaipu firmar um convênio como esse, de valorização do acesso à comunicação, especialmente em um momento em que fake news levam as pessoas a não saberem mais a diferença entre fato e boato”, disse.
Segundo ele, as rádios comunitárias prestam um serviço indispensável à comunidade de defesa da democracia e da verdade. “Então a Itaipu quer contribuir para a sobrevivência delas, e principalmente para o fortalecimento da comunicação comunitária”.
De acordo com o presidente da Farcom-PR, Luiz Carlos Dzulinski, a assinatura do convênio proporciona um momento histórico para as rádios comunitárias do Paraná. “Estamos muito gratos, porque essa parceria vem resgatar o que está previsto na lei, que é a formação de radiodifusores comunitários. Através da Itaipu vamos garantir essa capacitação, e trazer a juventude para comunicar”, comemorou.
Pelo projeto serão beneficiados diretamente ao menos 1.900 jovens pertencentes às comunidades das 190 rádios comunitárias atendidas pelo convênio. E a rádio terá a oportunidade de melhora nos equipamentos e qualidade de transmissão, além da inserção de conteúdos de educomunicação na programação diária, difundindo conteúdos educacionais sobre sustentabilidade e combate à desinformação.
“Os programas sobre sustentabilidade serão inspirados nos conceitos trabalhados pelo Programa Itaipu Mais que Energia”, explicou a gestora do convênio pela Itaipu, Fabiane Colling. “A ideia é fortalecer a consciência ambiental das comunidades, ao mesmo tempo em que proporcionamos oportunidades reais para a juventude paranaense”, disse.
Segundo Rosana Rocha da Silva, radialista da Rádio Lidianópolis FM, de Lidianópolis, o apoio é importante para a formação de novos profissionais que possam atuar nessas emissoras. “As rádios comunitárias precisam muito da formação de locutores para darem continuidade aos seus projetos, para chegarem àqueles que mais precisam de informação. Ao mesmo tempo, temos muita dificuldade de encontrar parceiros. Por isso esse convênio vai gerar benefícios para o município como um todo”, ressaltou.
Para Terezinha Rumão, radialista da Rádio Ivaté FM, do município de Ivaté, o convênio chega em boa hora. “Vemos essa parceria com muita esperança, porque nossa cidade é pequena e não temos muitos recursos. Com a rádio não é diferente, precisamos até mesmo de microfone e computador, o que é um custo alto, e os apoios culturais são poucos”, explicou, se referindo às formas de capitalização de recursos das emissoras comunitárias.
Também estiveram presentes no 3º Congresso Paranaense de Rádios Comunitárias os diretores da Itaipu Carlos Carboni (Coordenação) e Iggor Gomes Rocha (administrativo).