A ministra Gleisi Hoffmann comemorou a publicação de decreto que prevê a desapropriação do imóvel hoje utilizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) no Jardim Universitário (JU). O Decreto 12.706 foi assinado pelo presidente Lula e o ministro da Educação, Camilo Santana, na última sexta-feira (31), e publicado nesta segunda-feira, 3 de novembro, no Diário Oficial da União.
Por meio do decreto, a UNILA está autorizada a promover e executar a desapropriação, com recursos próprios. O valor disponível para isso é de R$ 65 milhões, recursos já repassados à UNILA pela Itaipu Binacional, por meio de convênio, aprovado pelo Conselho Universitário. As negociações para a desapropriação e aquisição do imóvel tiveram início há dois anos.
Gleisi lembrou que o presidente Lula havia assumido o compromisso de fortalecer a Unila, universidade criada em seu primeiro governo, em 2010, com o propósito de promover a integração acadêmica, científica e cultural entre os países da América Latina e do Caribe. Segundo a ministra, o decreto de desapropriação reafirma esse compromisso de Lula com a consolidação da universidade e com o desenvolvimento da região de fronteira.
“Desde a criação da Unila, o presidente Lula tem demonstrado um olhar especial para Foz do Iguaçu e para o papel estratégico da educação na integração latino-americana. Esse passo consolida o que foi um sonho lá atrás: fazer da Unila uma referência internacional de ensino público e de cooperação entre os povos”, destacou Gleisi.
A Unila utiliza o prédio há mais de 10 anos para atividades de ensino, pesquisa e extensão. Ali estão 27 salas de aulas, 46 laboratórios de ensino, 25 laboratórios de pesquisa, 7 laboratórios para práticas, biblioteca, ginásio de esportes, auditório e outras instalações, totalizando 230 espaços em uso.
A reitora da UNILA, Diana Araujo Pereira, destaca a importância dessa aquisição para a Universidade. “Com a aquisição do imóvel teremos autonomia de fato para desenvolver nossas atividades. Não queríamos entrar em outro processo de construção, que leva anos para ser finalizado.”
A unidade Jardim Universitário passa a ser o segundo prédio próprio da Universidade para fins acadêmicos. O primeiro, é o Campus Integração. Os demais espaços são alugados (Itaipu Parquetec e Edifício Almada). Com a posse do imóvel, o valor atual do aluguel do JU, que é de R$ 426.233,33 mensais, poderá ser utilizado para outras necessidades.
“Junto com a comunidade acadêmica, lutamos muito para transformar esse sonho em realidade. Com o apoio do presidente Lula, estamos garantindo um avanço histórico para a Unila e para toda a região”, afirmou a ministra Gleisi Hoffmann.