A saúde pública de Foz do Iguaçu passa por um processo de transformação importante. Sob a gestão do prefeito General Silva e Luna, em apenas dez meses, os resultados foram expressivos, com a redução das filas de atendimento, ampliação das especialidades médicas e reforço das equipes profissionais — incluindo, entre outras contratações, 14 novos dentistas.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Fábio de Mello, os avanços são fruto de uma gestão baseada em planejamento e sensibilidade. “Estamos trabalhando com estudos criteriosos e estratégias para tornar o atendimento cada vez mais humano e eficiente. O foco é cuidar bem das pessoas”, destacou.
Foz do Iguaçu exerce a gestão plena na área da Saúde e vem ampliando a cooperação com os governos estadual e federal. O Centro Integrado de Saúde (CIS) dobrou sua capacidade de internação, passando de 25 para 50 leitos. O Hospital Municipal conta atualmente com 218 leitos. Já o Governo do Estado anunciou a construção, no município, do Hospital Regional, que acrescentará mais de 100 leitos à rede pública.
De 11 a 14 de novembro, Foz do Iguaçu sediará o 37º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (COSEMS-PR), reunindo gestores dos 399 municipios do Paraná e mais gestores de 18 estados. No mesmo período, a cidade receberá a Carreta da Saúde do Governo Federal, que oferecerá atendimento oftalmológico com consultas e cirurgias gratuitas entre 11 de novembro e 10 de dezembro.
“Essas ações mostram que Foz do Iguaçu tem se preocupado e trabalhado para aprimorar o atendimento em saúde pública, que segue em constante evolução, com servidores dedicados e uma gestão comprometida em melhorar a vida da população”, concluiu Fábio de Mello.