O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou o edital da obra da nova trincheira da BR-369 com a Rua da Esperança em Cambé, na região Norte. Está prevista a implantação de novas vias marginais na BR-369, rebaixamento da pista central, e construção de duas passagens superiores conectando a Rua Esperança.
“Esta é mais uma obra que resulta da grande parceria do Governo do Estado com os 399 municípios paranaenses. A Prefeitura de Cambé elaborou o anteprojeto da obra, fez a doação, e agora vamos licitar e realizar a obra, com máquinas no trecho a partir do ano que vem”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.
O edital prevê quatro meses para elaboração do projeto básico e projeto executivo de engenharia, e na sequência 12 meses para execução dos serviços, utilizando o regime de contratação integrada.
“Atualmente esse entroncamento combina o tráfego local com o de longa distância, um grande volume de veículos de passeio e pesados, utilizando semáforos. A trincheira vai separar esse tráfego e garantir acesso à Rua da Esperança e à BR-369 com total segurança”, explica o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti.
A obra será realizada no km 161 da rodovia, e somando a pista nova rebaixada e as marginais, chega a uma extensão de 1,260 metros. Está prevista também a implantação de novo sistema de drenagem de águas, muros de contenção com estacas atirantadas, sinalização horizontal, sinalização vertical, e dispositivos de segurança viária, entre outros.
A sessão de disputa da obra está marcada para o dia 19 de fevereiro, no portal de compras do governo federal, o Compras.gov.br. O orçamento estimado é sigiloso, visando garantir que as participantes estudem cuidadosamente o edital e seus anexos antes de elaborar propostas.