Política Gleisi Hoffmann
Gleisi acompanha equipe da Defesa Civil Nacional no Paraná para apoiar famílias atingidas por tornado
Sob a orientação do presidente Lula, o governo federal enviou uma força-tarefa para atuar na região, com o objetivo de apoiar os municípios nas ações de socorro, ajuda humanitária e reconstrução.
08/11/2025 11h05
Por: Redação Fonte: Assessoria/Gleisi Hoffmann
Assessoria

 

A ministra Gleisi Hoffmann, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, acompanha neste sábado (8) a equipe da Defesa Civil Nacional que segue para o Paraná para prestar socorro e apoio às famílias atingidas pelo tornado que devastou parte do município de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do estado, na tarde desta sexta-feira (7).

 

Sob a orientação do presidente Lula, o governo federal enviou uma força-tarefa para atuar na região, com o objetivo de apoiar os municípios nas ações de socorro, ajuda humanitária e reconstrução.

 

A ministra estará acompanhada pelo ministro interino da Saúde, Adriano Massuda, pelo diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Braun, e pelo secretário especial de Assuntos Federativos da SRI, Julio Pinheiro. Também integram a comitiva representantes da Defesa Civil Nacional, designados pelo ministro Waldez Góes, e o diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Carlos Carboni.

“A missão é levar apoio do governo federal às vítimas do tornado que atingiu cidades da região, com socorro e ajuda humanitária, além de iniciar os procedimentos para a reconstrução, em coordenação das prefeituras com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. O presidente Lula determinou que todo o apoio seja levado à população paranaense”, destacou a ministra. 

 

Segundo Gleisi, o momento é de união e solidariedade.
“Nossa solidariedade às famílias de Rio Bonito do Iguaçu e região, no Paraná, atingidas por um ciclone nesta sexta-feira, e outros municípios do Estado afetados por temporais. Este é um momento de união e de soma de esforços entre governos e sociedade para apoiar a população e reconstruir o que foi perdido. O governo do presidente Lula, por meio da Defesa Civil e do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, não medirá esforços para amparar as famílias atingidas”, afirmou a ministra em publicação na rede X (antigo Twitter). 

O tornado deixou pelo menos 5 vítimas fatais e mais de 130 feridos, segundo autoridades locais, além de casas destruídas e danos em prédios públicos.