A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI/PR), Gleisi Hoffmann, esteve nesta tarde (08) no município de Rio Bonito do Iguaçu-PR. Gleisi compôs uma comitiva do governo federal com a missão de levar apoio às vítimas do tornado que atingiu cidades da região, além de iniciar os procedimentos para a reconstrução, em coordenação das prefeituras com a SRI e o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. O presidente Lula determinou que todo apoio seja levado à população atingida.
"Queria antes de tudo trazer a solidariedade do presidente Lula a todas as populações afetadas. Estou muito impressionada com a destruição causada. Nunca havia visto uma situação desta natureza no Paraná. É muito triste. O Governo Federal dará todo o apoio necessário às populações atingidas e às prefeituras locais, colaborando com o suporte de medidas emergenciais junto a profissionais de saúde e da defesa civil, mas principalmente ajudando a reconstruir as moradias, escolas, postos de saúde afetados", declarou Gleisi Hoffmann.
Por sua vez, o ministro interino da Saúde, Adriano Massuda, reforçou o apoio das equipes do SUS no apoio às famílias atingidas. "Estamos trazendo profissionais da Força Nacional do SUS que possuem grande experiência nacional e internacional no enfrentamento de catástrofes nacionais para fazer esse trabalho. Fazer um diagnóstico completo do que é mais urgente e necessário de maneira a priorizar ações que possam mitigar os impactos dessa tragédia", finalizou.
A comitiva do governo federal embarcou para o Paraná na manhã deste sábado (08), em voo da Força Aérea Brasileira (FAB), para a região de Rio Bonito do Iguaçu. Além dos ministros, o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres – Cenad, do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, Armin Braun, também compôs a comitiva.
Mais cedo, o presidente Lula lamentou a tragédia. "Quero expressar meu profundo sentimento a todas as famílias que perderam seus entes queridos no tornado em Rio Bonito do Iguaçu e em Guarapuava, no Paraná. E prestar minha solidariedade a todas as pessoas que foram afetadas", finalizou.
Até o momento, dados da Defesa Civil apontam que 90% da área urbana de Rio Bonito do Iguaçu sofreram algum estrago na infraestrutura, seis pessoas morreram, duas estão desaparecidas e 432 estão feridas.
BENEFICIÁRIOS DO INSS
Em nota oficial, o Ministério da Previdência Social anunciou que os beneficiários do INSS residentes da região e que recebem benefícios assistenciais poderão solicitar a antecipação de sua renda mensal. Equipes do INSS serão enviadas ao local para prestar atendimento e orientar a população sobre como realizar o pedido.
“O governo do Estado decretou situação de calamidade pública em razão da tragédia. Nesse contexto, o MPS e o INSS estão mobilizados para prestar apoio às pessoas que tiveram suas vidas profundamente afetadas”, diz a nota.
Via Governo Federal