Teve início na terça-feira (11) e segue até quinta-feira (14), em Foz do Iguaçu, o 37º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (COSEMS/PR), reunindo gestores, técnicos, pesquisadores e representantes das esferas municipal, estadual e federal de saúde. O encontro, que tem como tema “Municípios Inteligentes, Saúde Eficiente: Desafios e Perspectivas para o Futuro do SUS no Paraná”, reafirma o compromisso coletivo com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
A abertura oficial, realizada na noite desta terça-feira (11), foi marcada por anúncios de novos investimentos para a saúde em todo o Estado. O vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Ricardinho Nascimento, destacou que a gestão municipal segue unida e comprometida em buscar a ampliação dos recursos para melhor atender a população.
“A saúde vai receber importantes investimentos e teremos avanços significativos em todas as áreas nos próximos meses e anos”, afirmou o vice-prefeito.
https://colunadomeio.com.br/video/207/o-vice-prefeito-de-foz-do-iguacu-ricardinho-nascimento
O secretário municipal de Saúde e presidente do COSEMS/PR, Fábio de Mello, ressaltou a importância de Foz sediar o congresso e lembrou que a Carreta da Saúde, com atendimentos oftalmológicos, já está em ação na cidade e permanecerá até o dia 10 de dezembro.
O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, que retorna à Câmara Federal nesta quarta-feira (12), elogiou o trabalho do prefeito general Silva e Luna e reelembrou o apoio decisivo dado à saúde pública durante sua gestão na Itaipu, especialmente no enfrentamento à pandemia de Covid-19 e fez questão de falar também do momento dificil que atravessa o munícipio de Rio Bonito do Iguaçu, após os estragos causados pelo tornado da última sexta-feira (7)
Já César Neves, que reassume interinamente a Secretaria de Estado da Saúde nesta quarta-feira (12), anunciou que Foz do Iguaçu passará a receber repasses ampliados de recursos, reforçando também o compromisso do governo do Estado com a construção do Hospital Regional e fez questão ainda de destacar o esforço e a determinação do prefeito General Silva e Luna em promover melhorias no atendimento à saúde.
O prefeito Silva e Luna celebrou a realização do congresso na cidade e reafirmou o avanço contínuo de Foz do Iguaçu em todas as áreas. “A partir de agora, Foz do Iguaçu avança com mais velocidade, consolidando-se como referência em gestão pública e inovação em saúde”, concluiu o prefeito.