Geral Foz do Iguaçu
Secretaria de Educação reforça as datas de matrículas na rede municipal
Previsão é que mais de 1.700 alunos ingressem no 1º ano do Ensino Fundamental em 2026
12/11/2025 16h52
Por: Redação Fonte: Foz do Iguaçu
Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação de Foz do Iguaçu reforça as datas e orientações para o processo de matrículas na rede municipal de ensino para o ano letivo de 2026. As matrículas começaram nesta quarta-feira (12 de novembro). Nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), o processo teve início com as turmas do Infantil 4, destinado às crianças já cadastradas no sistema. A matrícula nessa faixa etária é obrigatória — ou seja, os alunos que estavam na lista de espera como Infantil 3 estão sendo chamados para matrícula no Infantil 4.
Nos dias 13 e 14 de novembro, será a vez das matrículas para alunos do Infantil 4 e 5 que ainda não frequentam nenhuma unidade. Esse atendimento será realizado diretamente nas unidades escolares.


Novidade: GEOEDUCAFOZ – Matrículas com georeferenciamento


A principal novidade deste ano é o Programa GEOEDUCAFOZ, uma ferramenta tecnológica que utiliza o georeferenciamento para organizar as matrículas dos alunos que estão saindo dos CMEIs (Infantil 5) e ingressarão no 1º ano do Ensino Fundamental. O processo será feito em duas etapas:


1ª Etapa – Pré-matrícula on-line: Entre os dias 17 e 19 de novembro, os pais ou responsáveis deverão acessar o site da Prefeitura de Foz do Iguaçu e realizar a pré-matrícula on-line, escolhendo uma das escolas disponíveis, numa distância de até 2 km da residência informada.
O link está  disponível no portal da prefeitura, porém somente a partir das 8h do dia 17, será liberado para o cadastro, que encerra às 23h59 do dia 19 de novembro.


2ª Etapa – Confirmação presencial: De 24 a 26 de novembro, o responsável deverá comparecer à escola escolhida, munido dos documentos necessários, para finalizar a matrícula.


Vagas remanescentes e novos alunos


No dia 27 de novembro, será disponibilizado um novo link no site da Prefeitura para alunos vindos da rede particular e crianças fora da escola, que poderão ocupar as vagas remanescentes.
A pré-matrícula deverá ser feita on-line, e no dia 28 de novembro, os responsáveis deverão comparecer à unidade escolar com o comprovante de pré-matrícula para concluir o processo.


Importante


A pré-matrícula on-line é apenas uma reserva de vaga.
A matrícula só será efetivada com a confirmação presencial.
A não apresentação dos documentos na escola invalida a reserva.
As famílias que desejarem transferir a matrícula para outra unidade deverão solicitar a declaração de matrícula na escola onde a vaga foi efetivada e, no dia 1º de dezembro, comparecer à unidade desejada para manifestar interesse e inclusão na lista de espera. A partir do dia 21 de janeiro de 2026, as secretarias das escolas iniciam o processo de transferência, durante esse período será feito contato com os responsáveis que fizeram a solicitação.