A campanha “Outubro Rosa – Um Toque pela Vida”, promovida pelo Conselho da Mulher Empresária (CME) da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), pode ganhar status oficial em Marechal Cândido Rondon. O Projeto de Lei nº 43/2025, apresentado na Câmara de Vereadores, propõe a inclusão da ação no Calendário Oficial de Eventos do município, reconhecendo sua relevância social e seu impacto na promoção da saúde da mulher.
A proposta do Poder Legislativo veio de encontro a celebração dos 15 anos de existência da campanha em 2025, contando com a assinatura de todos os vereadores como coautores do projeto, demonstrando consenso e apoio institucional à iniciativa que busca fortalecer a conscientização sobre o câncer de mama e de colo do útero, incentivando o diagnóstico precoce e o autocuidado.
Para celebrar o êxito dos anos em que a campanha vem sendo desenvolvida e, em especial, das ações de 2025, um café da manhã de encerramento foi realizado na quarta-feira (12), no Auditório Dirceu da Cruz Vianna, sede da Acimacar. A edição deste ano destacou o lema “Vestir a camiseta é mais do que um gesto. É um ato de amor e de consciência”, reafirmando o caráter simbólico e solidário da iniciativa.
Além de uma palestra sobre diagnóstico e prevenção ao câncer de mama proferida pelo diretor de Relações Públicas da União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer (Uopeccan), Wilson Riedlinger, na oportunidade também foi divulgado o valor arrecadado com a venda das camisetas da campanha. “ Foram R$ 37.038,00 arrecadados neste ano, que serão repassados para a Uopeccan, assim como nas edições anteriores da campanha. Cada camiseta representa uma vida impactada, uma mensagem compartilhada e uma mulher que se sente lembrada e encorajada a cuidar de si. São 15 anos de mobilização contínua, de amor ao próximo e de conscientização verdadeira”, destacou Luciani Reuter de Oliveira, presidente do Conselho da Mulher Empresária da Acimacar.
Mobilização e impacto
Criada em 2010, a campanha nasceu de uma palestra da médica Malka Sokol e do depoimento da conselheira Liseloti Graebin, que compartilhou sua experiência de superação da doença. Desde então, a campanha “Um Toque pela Vida” tornou-se uma das principais ações de engajamento social do município, reunindo empresários, profissionais de saúde e a comunidade rondonense em prol da vida.
Durante as 15 edições, a campanha realizou venda de camisetas, caminhadas, desfiles, palestras e exposições fotográficas, aproximando empresas, escolas e instituições públicas. O movimento ajudou a transformar outubro em um mês de reflexão e ação efetiva pela saúde feminina, unindo centenas de pessoas sob o símbolo do laço rosa.
A campanha busca incentivar o autocuidado e a detecção precoce do câncer de mama e do colo de útero, fatores essenciais para o aumento das chances de cura.
Sobre o Outubro Rosa
O Outubro Rosa é um movimento mundial criado na década de 1990, com o objetivo de alertar sobre o câncer de mama e promover o diagnóstico precoce. Em Marechal Cândido Rondon, a campanha “Um Toque pela Vida”, desenvolvida pelo Conselho da Mulher Empresária (CME), se consolidou como uma das campanhas mais duradouras e impactantes não só do município, mas também do estado do Paraná, servindo de exemplo para outras cidades da região Oeste.
Sobre a Acimacar
Com mais de dois mil e cem empresários e produtores rurais associados, a Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) atua há 57 anos na defesa dos interesses da classe empresarial rondonense. Presidida pela empresária do setor varejista Geovana Krause, também é reconhecida pela sua liderança nas causas regionais e estaduais, além da participação em diversas demandas da comunidade. Saiba mais em www.acimacar.com.br.