A exposição itinerante “Primitivo”, com obras do artista plástico umuaramense Abraão Hachicho, de 79 anos, chega a Foz do Iguaçu nesta quarta-feira (19), na estação cultural Haroldo Alvarenga, localizada na Praça Getúlio Vargas.
A mostra reúne cerca de 60 obras bidimensionais que narram, com cores e traços marcantes a história do pioneirismo de Umuarama e outras localidades. Além da exposição, nesta terça e quarta-feira (18 e 19) a iniciativa oferece oficinas gratuitas de carimbo criativo, do artista plástico Antonio Carlos Machado, no Centro de Convivência do Idoso e na escola municipal Emílio de Menezes.
Pintura primitiva
O curador do projeto, Brugnera, enfatiza a importância de ampliar a visibilidade da obra de Abraão Hachicho, afirmando que sua “pintura primitiva é uma das mais expressivas no cenário nacional”.
Para Daniela Soares dos Santos, proponente do projeto, “A arte de Hachicho transita entre a expressividade pictórica naif, primitivista e realista popular, pois sua pintura é livre e não se rende a rótulos de estilos. A força de seu trabalho reside justamente na liberdade, pois ela não pretende ser, ela é”.
A iniciativa foi aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, com recurso da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Ministério da Cultura. O projeto busca democratizar e valorizar o acesso às artes visuais no Estado. Em Foz do Iguaçu, tem apoio da Fundação Cultural e da Prefeitura Municipal.
Oficinas e palestras
As oficinas de carimbo criativo acontecem na terça (18), das 14h às 17h, e na quarta (19), das 14h às 17h, no Centro de Convivência do Idoso.
Na terça-feira (18), das 19h às 22h, a oficina será na escola municipal Emílio de Menezes (Avenida Mário Filho, 1252).
Na quarta-feira (19), das 9h às 10h, será ministrada a palestra “Hachicho – Vida e Obra”, na estação cultural Haroldo Alvarenga (Avenida Jorge Schimmelpfeng, 69).