O Dia Mundial de Combate à Aids, lembrado em 1º de dezembro, destaca a importância da prevenção, do diagnóstico precoce. Em Foz do Iguaçu, a Secretaria Municipal de Saúde realizou por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais, até outubro de 2025, 12,5 mil testes rápidos de HIV, com 250 resultados reagentes. Em 2024, foram feitos 17 mil testes, dos quais 330 apresentaram resultado reagente, evidenciando o alcance da testagem ofertada pela rede municipal.
A prevenção à infecção pelo HIV no município é baseada na estratégia de prevenção combinada, que reúne diferentes métodos de proteção. Entre as ações estão a distribuição gratuita de preservativos, a oferta da Profilaxia Pós-Exposição (PEP) em situações de risco e da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) para pessoas com maior vulnerabilidade, ambas disponibilizadas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a coordenadora do Programa Municipal de IST/Aids, Rosangela Agripino da Silva Martins, a prevenção é um dos pilares da política pública desenvolvida no município. “Foz do Iguaçu mantém uma atuação permanente na prevenção ao HIV, com a oferta de preservativos, PEP e PrEP, além da testagem acessível na atenção primária à saúde e do acompanhamento especializado em serviço de referência. Essas ações garantem cuidado integral e contribuem para a redução da transmissão do vírus não só no município, mas em toda a região”, afirma.
Teste rápido
A testagem rápida, gratuita e sigilosa para HIV é realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e também no Ambulatório do Programa Municipal de IST/Aids, localizado na Avenida Juscelino Kubitscheck, nº 2826. Os atendimentos ocorrem das 7h às 16h, sem necessidade de agendamento, garantindo acolhimento profissional, sigilo e agilidade na entrega dos resultados.
O tratamento e o acompanhamento especializado das pessoas vivendo com HIV no município são realizados no Ambulatório do Programa IST/Aids, referência para Foz do Iguaçu e para os municípios que integram a 9ª Regional de Saúde. Atualmente, o serviço acompanha cerca de 2.300 pacientes, oferecendo atendimento integral e contínuo. O serviço gratuito inclui acesso regular aos medicamentos, acompanhamento clínico especializado e suporte multiprofissional.