O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) confirmou que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) vai licitar, nos próximos dias, uma balsa para garantir o transporte de usuários no Rio Piquiri, entre Francisco Alves e Terra Roxa. A medida emergencial foi anunciada ao parlamentar pelo superintendente do DNIT no Paraná, Hélio Gomes, após uma série de audiências realizadas a pedido de Zeca para tratar da interdição da ponte que liga os municípios.
Segundo Hélio Gomes, além da licitação da balsa, que deve começar a operar por 12 horas diárias já na próxima semana, o DNIT também abrirá amanhã a licitação emergencial para a recuperação definitiva da ponte. “A melhor notícia é que nós teremos uma balsa para atender os usuários. Semana que vem devemos iniciar a operação, enquanto avançamos na contratação da empresa que fará os reparos na estrutura”, explicou o superintendente.
Zeca Dirceu ressaltou a importância estratégica da ligação sobre o Rio Piquiri para toda a região. “Essa ponte conecta o Mato Grosso do Sul e o Paraguai aos estados do Sul e Sudeste, servindo como rota fundamental para o escoamento da produção agrícola, o transporte de mercadorias e a mobilidade de empresários e famílias. É essencial para o desenvolvimento da nossa região”, afirmou.
O parlamentar foi um dos primeiros a cobrar providências assim que a ponte foi interditada. “Estou acompanhando esse caso de perto e cobrando agilidade para que a ponte seja reaberta com segurança o quanto antes. A notícia da balsa já representa um alívio e uma forma imediata de auxiliar os usuários enquanto a recuperação total não ocorre”, destacou Zeca Dirceu.