Tecnologia Bolsa-auxílio
Tecpar seleciona bolsistas para programa estadual de certificação de orgânicos
O programa oferece uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 3,2 mil mensais, para uma dedicação de 40 horas semanais ao projeto, cumprindo carga horária diária de 8 horas, de segunda a sexta, das 8h às 17h.
03/12/2025 12h39
Por: Redação Fonte: Tecpar

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) está selecionando profissionais graduados em Engenharia Agronômica, Administração e Tecnologia da Informação para atuarem como bolsistas do Paraná Mais Orgânico, programa estadual de orientação a agricultores familiares interessados em produzir alimentos de maneira orgânica.

São 16 vagas para profissionais com curso superior em Engenharia Agronômica, três vagas para graduados em Administração e uma vaga para profissional com formação superior em Tecnologia da Informação ou Análise e Desenvolvimento de Sistemas. A inscrição é gratuita e pode ser feita até o dia 7 de dezembro. O edital completo está disponível no site do Tecpar.

O programa oferece uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 3,2 mil mensais, para uma dedicação de 40 horas semanais ao projeto, cumprindo carga horária diária de 8 horas, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

REQUISITOS – Para concorrer a uma das vagas na área de Engenharia Agronômica, é preciso que o profissional tenha conhecimento em práticas agroecológicas e em legislação brasileira de orgânicos, conhecimento intermediário no Pacote Office e análise de processos. O candidato ainda precisa ter disponibilidade para viagens e carteira de motorista definitiva na categoria B, além do registro regular no respectivo órgão de classe.

Para os profissionais graduados em Administração, além do curso superior são exigidos requisitos adicionais como: vivência em instituições públicas ou de pesquisa e inovação, experiência em rotinas administrativas, elaboração de relatórios e controle de processos institucionais, conhecimento em gestão de projetos, ferramentas de gestão organizacional, sistemas corporativos e administrativos; domínio do Pacote Office.

Os interessados na vaga na área de Tecnologia da Informação/Análise e Desenvolvimento de Sistemas, também devem ter formação em cursos com ênfase em TI, experiência em linguagens de programação elencadas no edital, conhecimento de desenvolvimento em Inteligência Artificial, análise e criação de documentos para licitações públicas, entre outros requisitos técnicos.

Além de cumprir todas as exigências do edital, o candidato não pode ter vínculo empregatício de qualquer tipo que venha coincidir com a carga horária prevista, nem estar recebendo qualquer outro tipo de bolsa com recursos do Tesouro do Estado do Paraná.

O Tecpar disponibilizará aos candidatos aprovados e convocados selecionados, além do valor da bolsa, seguro de vida contra acidentes pessoais, refeição no local e possibilidade de usar o transporte fretado da empresa.

INSCRIÇÃO – O processo de seleção será realizado entre os dias 8 de 12 de dezembro. Para se inscrever, basta enviar os documentos exigidos (currículo, documento de conclusão de curso superior, fotocópia do RG e do CPF, comprovante de endereço e registro profissional de classe) para o email editais@tecparcert.com.br.

Os critérios de seleção para cada área são: análise de currículo, conhecimento e/ou experiência comprovada e entrevista. Serão selecionados até cinco candidatos por vaga para realizar a entrevista, que vai avaliar o conhecimento técnico declarado no currículo, bem como experiências anteriores e conhecimento para a vaga pretendida. O resultado final será divulgado no site do Tecpar no dia 15 de dezembro.

PROGRAMA – O Paraná Mais Orgânico é um programa do Governo do Paraná que oferece orientação técnica, capacitação e assistência para agricultores familiares interessados em converter lavouras convencionais para o modelo orgânico, e auxilia na certificação gratuita de seus produtos.

O Tecpar é um dos parceiros do programa, que é coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), e envolve as sete universidades estaduais e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná). As instituições de ensino superior e o IDR Paraná orientam boas práticas agroecológicas e apoiam os produtores com acompanhamento técnico e científico ao longo de todo o processo, incluindo ações de assistência técnica e extensão rural.

Depois de receber orientação e atendimento nestas instituições, os produtores são encaminhados para o Tecpar, para obtenção do selo de certificação da propriedade, que é emitido pelo instituto após a auditoria. Credenciado junto ao Mapa, o instituto garante a conformidade dos produtos com os padrões rigorosos do setor, assegurando a autenticidade e a rastreabilidade da produção.

A iniciativa é financiada pelo Fundo Paraná de fomento científico e tecnológico, administrado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

  • Parceria entre Tecpar e AMP leva informações sobre produção orgânica a municípios do Paraná