A Secretaria Municipal de Turismo (SMTU) reforçou, em 2025, a posição de Foz do Iguaçu como um dos principais destinos brasileiros para eventos culturais, esportivos, turísticos e corporativos. Ao longo do ano, a pasta apoiou 38 eventos e iniciativas realizados nas principais avenidas turísticas da cidade, abrangendo segmentos como cultura, esporte, saúde, turismo religioso, lazer e diplomacia cultural.
Entre os destaques estiveram o Ano Novo Chinês 2025, o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, o WTT Star Contender de Tênis de Mesa, o Desfile da Rota da Seda, o Cataratas Day, a 16ª Meia Maratona das Cataratas, a 20ª Feira Internacional do Livro e a cerimônia de Inauguração da Revitalização do Muro em alusão aos 60 anos da Ponte Internacional da Amizade. Esses eventos movimentaram a economia local e ampliaram a visibilidade do destino.
“Os números confirmam um ano estratégico para o município. O esforço conjunto de uma gestão que permite Foz do Iguaçu viver um momento único. O crescimento no número de eventos e a presença em rankings internacionais mostram que nossa política de apoio, qualificação e promoção vem gerando resultados concretos. Fortalecemos cada vez mais a economia, ampliamos conexões culturais. Essa articulação institucional e promoção global consolida Foz como uma das capitais brasileiras de grandes eventos,” afirmou o Jin Petrycoski, secretário municipal de turismo.
Além dos eventos apoiados diretamente, a SMTU registrou 491 alvarás emitidos para eventos na cidade — 446 nacionais e 43 internacionais — representando um crescimento de 13% em relação ao ano anterior. Ao todo, o público reunido ultrapassou 228 mil participantes.
O desempenho também se refletiu no cenário mundial. Segundo o ranking mais recente da ICCA (International Congress and Convention Association), Foz do Iguaçu conquistou o terceiro lugar entre os destinos brasileiros que mais recebem eventos internacionais, reafirmando sua relevância no turismo MICE (de negócios e eventos).
Ao longo de 2025, a SMTU atuou com diferentes modalidades de apoio institucional, divulgação, estrutura, logístico, operacional, articulação e produções integradas para atender às demandas específicas de cada iniciativa.