Inaugurado na manhã desta quinta-feira (11), o Poupatempo de Foz do Iguaçu passa a oferecer um novo padrão de atendimento aos moradores e visitantes da cidade. A estrutura integra serviços municipais, estaduais e de empresas públicas, aliando tecnologia e centralização para garantir mais agilidade no acesso a serviços públicos e documentos.
O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, destacou a diversidade de atendimentos disponíveis para todos os públicos. “Este é um espaço preparado para atender o brasileiro, o turista e o estrangeiro. Aqui, o cidadão encontra todas as ferramentas necessárias sem precisar circular por vários órgãos. O objetivo é poupar tempo e facilitar a vida das pessoas”, afirmou.
O governador também destacou a importância da integração com o governo municipal. “Temos feito muitas parcerias com a prefeitura e essa é mais uma delas. Então, a prefeitura também vai ter aqui um grande espaço para atendimento à população”, acrescentou
O prefeito de Foz do Iguaçu, General Silva e Luna, enfatizou que a entrega é resultado do trabalho alinhado entre o município e o Governo do Estado do Paraná, garantindo mais um avanço importante para a cidade. “Como o próprio nome do projeto diz: ele poupa tempo da população. Um sinal de respeito ao nosso cidadão, que precisa resolver algum problema de documentação ou tirar dúvidas. E a prefeitura já está integrada a esse serviço e teremos aqui o programa Foz na Palma da Mão com serviços variados da prefeitura”.
Em fase de testes desde 24 de novembro, a unidade já havia registrado 1.282 atendimentos em apenas onze dias, mostrando uma boa aceitação do público. “Estou vendo a satisfação com que as pessoas estão vindo e saindo daqui”, analisou o prefeito.
O secretário Municipal de Tecnologia, Inovação e Modernização, Luiz Teixeira, afirmou que a cidade vive um momento histórico com o avanço dos acessos e tecnologias aliadas aos serviços públicos. “O Poupatempo, integrado ao Foz na Palma da Mão, é um ganho inestimável. Estamos falando do maior projeto de transformação digital da história de Foz do Iguaçu”, avaliou. O processo de ampliação da oferta de serviços digitais iniciado este ano em Foz já disponibiliza 503 atendimentos online à população e contabiliza quase 150 mil acessos.
Serviços disponíveis
Localizada no piso G3 do Shopping JL Cataratas, a nova unidade conta com 19 posições de atendimento presencial, 7 terminais de autoatendimento e 4 bancadas digitais. Com capacidade para até 1.650 atendimentos por dia e atuação de 28 colaboradores, no Poupatempo é possível ter acesso a mais de 240 serviços de forma rápida e simplificada.
Entre os atendimentos disponíveis estão a emissão da Carteira de Identidade Nacional, renovação da CNH, serviços de defesa do consumidor, emissão de guias de tributos estaduais e municipais, solicitação de cópia de prontuário médico e requerimento de seguro-desemprego, entre outros.
O Poupatempo de Foz do Iguaçu funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17 horas. Os atendimentos podem ser agendados previamente pelo site: poupatempo.pr.gov.br/agendar-senha.