Educação Cultura
Aluna de desenho do CJAP fica em 4º Concurso de Ilustração do Sesc
O objetivo do concurso do Sesc era valorizar, não apenas a técnica, mas também a pesquisa feita pelos concorrentes acerca da história do Estado. Os desenhos deveriam conter elementos que representam os diversos povos que formaram e seguem influenciando a vida no Paraná.
15/12/2025 12h53
Por: Redação Fonte: AEN
Professora e alunas de desenho avançado do CJAP são selecionadas no Concurso de Ilustração do Sesc Foto: Anderson Tozato/SEEC

Duas alunas e uma professora do Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP) foram selecionadas no Concurso de Ilustração do Sesc. Foram mais de 4.500 trabalhos inscritos com o tema “Etnias do Meu Paraná”, divididos em quatro categorias, mas apenas 90 foram escolhidos para compor a coletânea. Uma das alunas, Laura Maria Romanelli, também ficou 4º na categoria Público em Geral.

O objetivo do concurso do Sesc era valorizar, não apenas a técnica, mas também a pesquisa feita pelos concorrentes acerca da história do Estado. Os desenhos deveriam conter elementos que representam os diversos povos que formaram e seguem influenciando a vida no Paraná. As selecionadas do CJAP se classificaram nas categorias Trabalhador do Comércio e Dependentes e Público em Geral.

Laura Romanelli se inspirou nos povos originários. “A influência africana e indígena no Paraná é muito grande, o pessoal meio que esquece porque tem tanto monumento italiano, tanto monumento polonês. Então, eu coloquei até isso no meu desenho: como a cultura indígena e a cultura africana não têm bandeira, eu coloquei na base, como se eles estivessem construindo o resto”, disse.

 

"A gente pensa na Igreja do Rosário, por exemplo, mas tem muito monumento e muitas memórias aqui, então eu achei muito legal esse concurso para a gente poder representar essas culturas que são muito importantes. Essa pluralidade das culturas é um dos fatores que mais deixam a sociedade rica e melhor”, disse. Como prêmio, a adolescente recebeu um troféu, uma certificação, catálogo com os desenhos e uma estadia no Hotel Sesc Caiobá.

Denise Wendt, a professora de desenho selecionada, se inspirou em sua própria descendência polonesa. “Eu trabalhei com a bandeira e o mapa do Paraná de fundo, e daí eu busquei em cada local, município, qual a representação dos holandeses, dos poloneses, dos alemães… E eu coloquei em volta esses monumentos arquitetônicos ou praças”, explicou.

Nascida em Manaus, Ana Luiza Bianque Lins participou pela primeira vez do concurso. Inspirada pela história indígena, a adolescente de 15 anos admite os desafios de aprender um pouco mais sobre a história de outro estado. “Eu fiz uns três desenhos até chegar ao que eu realmente queria. E foi meio desafiador porque eu também não sabia muito sobre a história das pessoas que vieram para o Paraná”, disse. O desenho de Ana contempla muitas camadas de pesquisa e representa uma criatura divina protetora das matas indígenas contra os colonizadores.

Confira os desenhos:

- “Memória dos Anciãos” - Ana Luiza Bianque Lins


- “Heranças de Muitas Cores” - Laura Maria Romanelli


- “Grande Paraná do Pinhão de Toda Gente” - Denise Wendt