Cidades Avicultura
Entidades e produtores debaterão amanhã riscos da Influenza Aviária na microrregião
Na ocasião, será explanado sobre a atualização da legislação sanitária em avicultura, as ações efetuadas por integradoras e produtores e as atuações conjuntas com a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) visando reduzir os riscos da ocorrência da enfermidade.
26/04/2023 14h10
Por: Redação Fonte: Assessoria/Prefeitura de Quatro Pontes
(Foto: Divulgação)

O Conselho de Sanidade Agropecuária (CSA) de Marechal Cândido Rondon fará amanhã (27) reunião com ênfase na Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), medidas já adotadas, prevenção e possíveis consequências econômicas e sociais caso a doença ocorra em rebanhos de aves comerciais. O encontro ocorrerá das 09 às 11h30, junto ao anfiteatro da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar). A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Quatro Pontes recebeu o convite e estende aos produtores e demais interessados do município. 

Neste ano, a reunião anual do CSA coincide com a ocorrência da IAAP em vários países da América do Sul e diante da grande importância no Estado do Paraná, especificamente na região Oeste, com a produção e exportação da carne de frango será abordado o tema. Na ocasião, será explanado sobre a atualização da legislação sanitária em avicultura, as ações efetuadas por integradoras e produtores e as atuações conjuntas com a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) visando reduzir os riscos da ocorrência da enfermidade. 

Além de Quatro Pontes, a reunião é direcionada aos municípios de Marechal Cândido Rondon, Mercedes, Pato Bragado e Entre Rios do Oeste, convidando prefeitos ou representantes; presidentes de Câmaras de Vereadores e edis; secretários municipais de Agricultura; integradoras Copagril, Primato, Lar, BRF e Plusval; médicos veterinários, zootecnistas, técnicos e engenheiros agrônomos; produtores rurais, especialmente de frangos; proprietários e representantes de lojas agropecuárias; representantes de instituições financeiras; representantes do comércio; e escritórios de atendimentos da ADAPAR dos municípios.