|
>
A Embrapa desenvolveu três protocolos para reduzir a emissão de gases de efeito estufa (GEE) e aumentar o sequestro de carbono na produção de leite. Denominados Boas práticas para a mitigação da emissão de metano dos bovinos; Boas práticas para a redução da emissão de amônia e óxido nitroso no solo; e Boas práticas de manejo de solos para acúmulo de carbono, elas são resultado de anos de pesquisa e incidentes sobre os principais processos geradores de GEE da pecuária de carne e leite, como a aplicação de fertilizantes nos solos e o uso de insumos na produção de alimentos para os animais. A representa iniciativa uma contribuição concreta para a mitigação dos impactos climáticos na agropecuária.
Os protocolos, que fazem parte de um livro publicado pela Embrapa Pecuária Sudeste ( veja mais detalhes no último quadro desta matéria) , vão contribuir para os objetivos de descarbonização da cadeia leiteira do País e para o atendimento da meta 13 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ( ODS ), de combate às mudanças climáticas.
De acordo com a pesquisadora Patrícia Perondi Anchão Oliveira , da Embrapa Pecuária Sudeste (SP), a atividade leiteira é solicitada para o produtor. A redução das emissões é mais um fator de preocupação que os pecuaristas devem considerar na tomada de decisões nas propriedades para garantir a segurança alimentar das gerações futuras, com menor impacto ambiental, e atender ao mercado consumidor, cada vez mais exigente.
Segundo estimativas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação ( MCTI ), de 2024, ano base 2022, o setor agropecuário é responsável por 30,5% das emissões de GEE do Brasil. Dessas, 19% são de metano. Das emissões de metano, 97% são provenientes de bovinos e, desse montante, 86% de rebanhos de corte e 11% de rebanhos de leiteiro.
Os três protocolos desenvolvidos pela Embrapa estabelecem métodos e tecnologias que podem ser adotados em sistemas de produção de leite para reduzir as emissões e aumentar o sequestro de carbono. Técnicos e produtores possuem soluções de disposição para cooperar na garantia da sustentabilidade do Planeta. “A adoção de tecnologias adequadas para cada tipo de sistema é crucial para desenvolver uma peculiaridade mais resiliente, sustentável e responsável”, destaca o chefe-geral da Embrapa Pecuária Sudeste, Alexandre Berndt .
Saiba mais detalhes sobre os três novos protocolos:
|
|
LivroA publicação “Protocolos de boas práticas para a mitigação de gases do efeito estufa em sistemas de produção de bovinos” foi lançada pela Embrapa em novembro de 2025. A iniciativa apresenta e divulga boas práticas de produção para redução da emissão de GEE e aumento do sequestro de carbono em condições climáticas, por meio de protocolos direcionados a produtores de leite que buscam a descarbonização da propriedade pecuária. Os editores técnicos são Patrícia Perondi Anchão Oliveira, André Novo, Alexandre Berndt, Renata Nassu e Teresa Alves . |
Gisele Rosso (MTb 3.091/PR)
Embrapa Pecuária Sudeste
Consultas da imprensa
pecuaria-sudeste.imprensa@embrapa.br
Número de telefone: (16) 3411-5625