Geral Geral
Portal Saúde do Viajante registra média de 700 mil acessos por ano
Plataforma se consolida como uma das principais referências para viajantes paranaenses e de outras regiões que buscam informações confiáveis sobre prevenção de doenças e cuidados específicos com determinadas regiões do mundo.
28/12/2025 08h58
Por: Redação Fonte: AEN
Portal Saúde do Viajante registra média de 700 mil acessos por ano Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

portal Saúde do Viajante, ferramenta da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná, celebra em 2025 uma década de existência. A plataforma oferece suporte para tirar dúvidas dos paranaenses sobre medidas sanitárias necessárias e recomendadas em cada local. Desenvolvida em parceria com a Celepar, consolida informações sanitárias e orienta a população que pretende viajar pelo Brasil ou exterior.

O sucesso da iniciativa é refletido nos números. Desde 2019, o portal registra uma média de 700 mil acessos por ano, o que consolida o site como uma das principais referências para viajantes paranaenses e de outras regiões que buscam informações confiáveis sobre prevenção de doenças e cuidados específicos com determinadas regiões do mundo.

A principal inovação de 2025 é o serviço de "Teleorientação ao Viajante", um chat direto com especialistas do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs/PR) da Sesa. Esse canal de atendimento, disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, oferece orientações personalizadas sobre vacinas obrigatórias e recomendadas, status sanitário de destinos e dúvidas sobre a emissão do Certificado Internacional de Vacinação.

O Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, ressalta a importância estratégica do portal no contexto atual. “A saúde do viajante é uma prioridade para a gestão e garante uma fonte segura de informações para que o cidadão paranaense tenha uma viagem tranquila e segura”, considerou. "Em um mundo globalizado e em que doenças se espalham de forma muito rápida, o viajante sempre precisa estar atento aos riscos, além de saber o que precisa para entrar em um país estrangeiro. É mais um esforço da Sesa para contribuir com a qualidade de vida do cidadão", afirmou.

 

Os principais atendimentos envolvem informações sobre o sarampo nas Américas, o vírus ebola na República Democrática do Congo (RDC), febre amarela no Brasil e dúvidas sobre vacinas e imunizações. As informações são todas verificadas e têm como origem sites governamentais como o Center for Disease Control and Prevention (CDC), dos Estados Unidos, European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC), National Travel Health Network & Centre, entre outros.

Neste ano, o portal expandiu seu escopo para abraçar as tendências de 2025, como o turismo de bem-estar e as viagens regenerativas. A plataforma passa a oferecer conteúdos mais detalhados sobre ecoturismo seguro, cuidados com a alimentação em diferentes culturas e orientações para a saúde mental durante longos deslocamentos.

A coordenadora do Cievs/PR da Sesa, Tatiane Cristina Brites Dombroski, enfatiza que a atualização do portal visa ampliar o alcance e garantir a clareza das informações. Segundo ela, o objetivo é que o portal se torne uma referência indispensável para todos os viajantes, uma ferramenta proativa na prevenção de problemas de saúde. "Nosso objetivo é fazer com que cada vez mais pessoas utilizem o portal como referência, prevenindo problemas de saúde durante suas viagens. Tudo isso em uma linguagem clara, sem termos técnicos, para facilitar a compreensão de todos", afirmou Tatiane.

 

AÇÕES ESPECÍFICAS CONTRA O SARAMPO - O Paraná está livre do sarampo desde 2020 e diante da confirmação de casos no Brasil e outros países como Bolívia, Argentina e Paraguai, a Sesa em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Paraná instalou banners informativos sobre prevenção da doença nos aeroportos do Estado e reforça que a vacinação, disponível gratuitamente em diversas unidades de saúde, é a principal forma de prevenção.