Na data de 17/01/2026, por volta das 05h40min, no âmbito da Operação Protetor, as equipes da ROTAM e de Operações com Cães, da 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Rodoviária, realizavam patrulhamento e fiscalização com foco no combate ao tráfico de drogas, armas e demais ilícitos penais, na PR-323, no município de Iporã, quando a equipe ROTAM deu ordem de parada ao condutor do veículo FIAT/UNO, cor cinza, placas de Amambai/MS. O veículo era conduzido por um masculino de 23 anos, tendo como passageira uma mulher de 21 anos, ambos moradores de Sarandi/PR.
Após a conferência da documentação pessoal e do veículo, o condutor foi questionado sobre a existência de algum objeto no porta-malas, ao que respondeu não saber o que havia em seu interior. Contudo, foi possível visualizar, através do vidro traseiro, pacotes de substância análoga a Skunk e tabletes de maconha. Diante da constatação, foi realizada busca veicular, sendo localizados no porta-malas:
• 04 (quatro) fardos de cor amarela;
• 20 (vinte) tabletes;
• 05 (cinco) pacotes pequenos, todos envoltos em fita adesiva de cor amarela, contendo substância análoga à maconha, que, após pesagem, totalizou 80,050 kg (oitenta quilos e cinquenta gramas);
• 78 (setenta e oito) pacotes transparentes de Skunk capulho, que, após pesagem, totalizaram 19,150 kg (dezenove quilos e cento e cinquenta gramas).
Ao todo, foram apreendidos 99,200 kg (noventa e nove quilos e duzentos gramas) de substância entorpecente.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão aos envolvidos, sendo-lhes informados seus direitos constitucionais. Fez-se necessário o uso de algemas, conforme a Súmula Vinculante nº 11 do STF, a fim de garantir a integridade física dos envolvidos e da equipe policial. Os envolvidos, o veículo e a substância entorpecente foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Iporã para as providências de polícia judiciária.
Polícia Militar do Paraná
Nós fazemos a diferença