Arapongas caminha para receber a maior APAE do Paraná. Nesta terça-feira, 20/01, o deputado estadual Pedro Paulo Bazana (PSD), esteve na Prefeitura Municipal de Arapongas para entregar o projeto arquitetônico da nova sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) da cidade — uma obra estimada em aproximadamente R$ 20,5 milhões, com previsão de início em 2026. A agenda reuniu o prefeito Rafael Cita, o presidente da APAE, Luiz Sartori, o tesoureiro João Batista de Lima e representantes técnicos.
O projeto contempla uma área construída de 9.031,76 m², em terreno cedido pelo município no Jardim Paraná, localizado entre as avenidas Perdizes do Mar e Periquito Vermelho. A previsão é de dois anos de execução, com entrega da obra até 2028. Com a construção da nova sede, o objetivo é ampliar o alcance, centralizar estruturas, eliminar deslocamentos entre unidades e qualificar o atendimento multiprofissional.
A nova unidade, construída em uma parceria entre Governo do Estado e Município, terá capacidade para atender até mil alunos, dobrando a atual demanda e fortalecendo os serviços especializados voltados a pessoas com deficiência e suas famílias.
Durante a reunião, foram discutidos os próximos trâmites para que o projeto avance à etapa de descritivo de obra junto à Secretaria das Cidades do Paraná, em parceria com o município.
Autor da articulação institucional que vem destravando obras e investimentos para APAEs no Paraná, o deputado Pedro Paulo Bazana ressaltou o impacto da obra e agradeceu ao governador Ratinho Junior:
“Arapongas está inserida em um momento muito importante para as APAEs e coirmãs no Paraná. A nova sede é uma obra de grande porte, com investimento robusto, e que vai transformar o atendimento especializado no município. Nosso papel é construir as pontes entre Estado, município e entidades para que a inclusão seja prática, concreta e estruturada. E aqui eu faço um agradecimento especial ao governador Ratinho Junior, que tem sido sensível à causa da pessoa com deficiência e tem apoiado os investimentos que fortalecem essa rede em todo o estado.”, afirmou o deputado.
O prefeito Rafael Cita avaliou a agenda como um marco para Arapongas:
“Foi uma excelente agenda com o deputado Bazana e os representantes da APAE para tratar da construção da maior APAE do estado do Paraná. É muito bom que o município tenha o governador Ratinho Junior, o governo do Estado e o deputado Bazana apoiando investimentos aqui na nossa cidade. A entrega do projeto praticamente finalizado é um marco. Agora ele segue para a parte orçamentária para darmos andamento a essa grandiosa obra. Estou muito animado, empolgado e hoje mesmo já conversamos com o secretário de obras colocando isso como uma das prioridades do município.”, afirmou.
O presidente da APAE, Luiz Sartori, destacou a importância da obra para o atendimento especializado:
“A nova sede é um sonho antigo e necessário, porque vai ampliar nossa estrutura, qualificar serviços e garantir dignidade para os nossos alunos e suas famílias. É um avanço para a inclusão e para a saúde especializada no nosso município e em toda a região.”, reforçou.
Uma APAE com história e impacto social
Fundada em 1969, a APAE Arapongas atualmente conta com sede própria na Rua Harpia e um imóvel complementar alugado na Rua das Pombas. Ao todo, são 490 alunos atendidos, além de suas famílias, com atuação nas áreas de educação, saúde e assistência social.
Entre as atividades desenvolvidas estão:
· Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência e suas famílias;
· Atendimento educacional para estudantes com deficiência intelectual e múltipla;
· Atendimento ambulatorial aos pacientes da entidade e da comunidade nas áreas de serviço social, psicologia, fonoaudiologia, odontologia, psiquiatria, pediatria e neuropediatria.
Com a nova estrutura, Arapongas dará um salto histórico na rede especializada, consolidando a APAE como referência regional em inclusão, cuidado e dignidade.