O Governo do Paraná e a Prefeitura de Foz do Iguaçu firmaram parceria visando a instalação de câmeras de segurança e monitoramento do Programa Olho Vivo na cidade. Das 70 câmeras programadas para o município, 34 já foram preparadas e duas já estão energizadas e integradas à plataforma de monitoramento.
Segundo o secretário de Segurança Pública, Paulo Tinoco, a chegada das câmeras do Programa Olho Vivo coloca Foz do Iguaçu em um novo patamar de segurança pública. “Estamos incorporando tecnologia de ponta ao sistema de monitoramento do município, ampliando nossa capacidade de prevenção e investigação de crimes. Esse investimento fortalece a cooperação entre os órgãos de segurança e reforça o compromisso da gestão com a proteção da população”, afirmou.
Começaram agora a ser instalados no Oeste e Noroeste do Estado mais 112 aparelhos, levando o Paraná ao total de 830 equipamentos até esta terça-feira (27). O Governo do Estado tem acelerado esse processo com o intuito de chegar ao fim do primeiro trimestre com 100% das 1,5 mil câmeras desta nova etapa em pleno funcionamento.
O que é o Programa Olho Vivo?
O Olho Vivo é o mais avançado programa de monitoramento voltado à segurança pública no Brasil e um dos maiores do mundo. Ele é inspirado em iniciativas semelhantes realizadas em países como Reino Unido, Singapura e Estados Unidos.
O Paraná contará, quando estiver em plena operação, com 26,5 mil equipamentos. Isso porque cinco mil já funcionavam na primeira fase do programa, 1,5 mil estão sendo instalados pelo Estado e outros 20 mil serão adquiridos pelos municípios, por meio de parceria com a gestão estadual. O investimento será de R$ 400 milhões.
Novidades do Programa
A principal novidade é a ampliação do uso de inteligência artificial para uma etapa de “investigação assistida”, em que as câmeras deixam de depender apenas da observação humana e passam a contar com ferramentas de análise automática.
Os novos equipamentos têm entre os recursos o cruzamento de dados, imagens e inteligência artificial em tempo real para auxiliar as forças de segurança no reconhecimento de criminosos e suspeitos procurados e na identificação de veículos furtados ou roubados.
O Olho Vivo é coordenado de forma integrada pela Secretaria da Segurança Pública, Secretaria das Cidades e pela Superintendência-Geral de Governança de Serviços e Dados, com arquitetura tecnológica desenvolvida para operar em larga escala e em conformidade com a Lei Geral de Proteção aos Dados Pessoais (LGPD).
Foto: Sesp
Ouça Paulo Tinoco, secretário de Segurança de Foz do Iguaçu: