A Estação Cultural Haroldo Alvarenga, espaço dedicado às artes e à memória de Foz do Iguaçu, no centro da cidade, passou a contar, a partir desta sexta-feira (30), com uma escultura instalada na área frontal do prédio, em espaço a céu aberto. A obra, de autoria do artista, foi uma iniciativa da esposa, Leila Alvarenga, que arcou integralmente com os custos de restauração e viabilização da homenagem.
Emocionada, Leila destacou o significado da escultura e relembrou o legado deixado pelo artista. “O Haroldo foi um gênio, um artista sensível e à frente do seu tempo. Essa obra representa não apenas a criação dele, mas um pouco do que deixou para a cultura de Foz do Iguaçu. Nela, ele também eternizou a história de Naipi e Tarobá, trazendo para a escultura um dos símbolos mais fortes da nossa identidade cultural”, afirmou.
Haroldo Alvarenga foi militar aposentado da Aeronáutica, onde prestou serviços por muitos anos no destacamento de Foz do Iguaçu. Artista, poeta, músico e compositor, destacou-se como um dos principais nomes das Artes Visuais no município e também atuou como diretor da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu. Faleceu aos 68 anos, no dia 10 de março de 2013.
A Estação Cultural Haroldo Alvarenga está localizada no prédio histórico da antiga Câmara de Vereadores, na Praça Getúlio Vargas. O espaço conta com salas para exposições, galeria de artes, auditório e áreas destinadas às oficinas do projeto Foz Fazendo Arte, além de receber mostras literárias e diversos eventos culturais.