O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) anunciou, nesta terça-feira (10), o pagamento de R$ 500 mil (meio milhão) do orçamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para fortalecer a agricultura familiar do Paraná. O recurso, fruto de uma emenda parlamentar orientada por ele junto ao orçamento federal, é destinado à fomentar a capacitação dos agricultores, especialmente com vistas à organização da produção e da comercialização e para garantir apoio direto à agricultura familiar, através de parceria do MDA com a Fundação Rureco e a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Paraná - Fetaep .
A iniciativa vai garantir assessoria técnica, capacitação e articulação direta com cerca de 2 mil agricultores familiares em todas as regiões do estado. O foco é melhorar a organização da produção e da comercialização, fortalecer o cooperativismo e o associativismo, além de ampliar o acesso às políticas públicas do campo.
“Essa emenda é um compromisso assumido com quem produz alimento, gera renda e sustenta a economia dos nossos municípios. Fortalecer a agricultura familiar é garantir dignidade no campo, organização, acesso às políticas públicas e condições para que as famílias permaneçam produzindo e consigam superar as dificuldades que o segmento enfrenta no dia a dia para se manter na atividade produtiva”, disse Zeca Dirceu.
O trabalho na prática vai abordar ainda temas como sucessão rural, participação de mulheres e dos jovens, condições de vida no campo, agroecologia, crédito rural, habitação rural e outras ações fundamentais para manter as famílias no campo. É mais um investimento e ação também voltados a aprofundar a resiliência e a capacidade de enfrentamento de crises, como as da produção e comercialização do leite e àquelas ligadas aos constantes desafios climáticos.
Para o presidente da Fetaep, Alexandre Leal , esse recurso vai permitir preparar diretamente pelo menos 2 mil agricultores familiares em todo o Paraná, levando informação, organização e incentivo para seguirem no campo. “Em tempos de crise do leite e de crise decorrentes de fatores climáticos, estar organizado é essencial”, disse Alexandre.
“Uma emenda, um recurso como esse, quando se destina à finalidade educativa, traz muitos resultados. A agricultura familiar é uma atividade que impulsiona o desenvolvimento do Paraná, com reflexo direto no incremento da economia dos pequenos municípios e das regiões produtoras do nosso estado”, acrescentou o presidente da Fetaep.
Quem também comemorou a chegada do fomento do governo federal foi o presidente da Fundação Rureco, José Antônio Brugnara : “Esse investimento vai fortalecer a formação dos agricultores e agricultoras, levando políticas públicas, informação e renda para quem vive da agricultura familiar. Estamos muito felizes com essa parceria”, disse Brugnara.
“Vamos poder trabalhar mais na formação dos produtores em temas como agroecologia e política pública, como crédito fundiário, habitação, crédito de custeio e investimento para a agricultura familiar (Pronaf), entre outros. Então, esse recurso vem nos ajudar muito”, finalizou.